10 Características do Profissional do Futuro

0 264

No princípio da existência humana a agricultura foi o meio de renda mais tradicional, por meio de trocas e de subsistência familiar. Séculos depois a humanidade vivenciou a Primeira Revolução Industrial, criação de máquinas a vapor.  A Segunda Revolução Industrial, indústrias químicas e elétricas surgiram, seguida da Terceira Revolução, internet, comunicação em rede e a robótica.

Estamos vivenciando A Quarta Revolução Industrial segundo Klaus Schwab, autor do livro A Quarta Revolução Industrial. Não estamos falando de um futuro distante, mas de um futuro para os próximos anos onde o profissional terá que desenvolver novas habilidades e abandonar algumas que serão obsoletas.

Muitos empregos, assim como nas revoluções anteriores, irão desaparecer e serão substituídos por máquinas. Levando em consideração a tão rápida ascensão do mundo, o conhecimento técnico e a habilidade de se relacionar serão indispensáveis.

Algumas características que um profissional deverá desenvolver:

  1. Desenvolver o autoconhecimento
  2. Ter Resiliência
  3. Ser Flexível
  4. Aprimorar as Habilidades Técnicas
  5. Ir à busca de conhecimento e capacitação
  6. Ser Proativo
  7. Ter boa comunicação
  8. Ser Ágil, sabendo lidar com Problemas
  9. Saber se Relacionar
  10. Saber lidar com emoções, Inteligência Emocional
  11. Ser Criativo

Muitas organizações já buscam por pessoas que contém esses requisitos, mas ainda assim existem empresas e pessoas que sentem dificuldades em se adaptar a essa nova realidade. Contam apenas com a maneira tradicional de desenvolver suas atividades.

Fica evidente que nessa tão rápida transformação, o desenvolvimento de novos conceitos para ser um profissional e empreendedor é imprescindível. As empresas que não atender as novas tendências da Quarta Revolução irão desaparecer juntamente com seus profissionais. A pergunta a se fazer nos dias de hoje é, “Como devo me preparar para as mudanças que serão inevitáveis no futuro?”

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.