3 Passos Para Superar Os Pensamentos Limitantes

0 107

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Pensamentos limitantes são pensamentos, interpretações ou crenças que você toma como verdadeiros, mas que no fundo são falsos ou pelo menos, não são "verdades absolutas" e que impedem a sua vida de se tornar melhor. Eu costumo dizer que pensamento limitante nada mais é do que você tentando se boicotar, você tentando dar uma desculpa para algo que não é fácil de fazer, justificando um possível fracasso antes mesmo de tentar.

Provavelmente você deve ter muitos desses pensamentos, como por exemplo: “não sou capaz de passar numa universidade pública por isso nem vou tentar” ou “não tenho dinheiro para abrir meu próprio negócio” ou  "queria ser médico, mas é muito difícil e muito caro, não é pra mim”.

Esses são alguns exemplos de como esse tipo de pensamento faz com que você desista, sem ao menos se dar ao trabalho de ir atrás das informações, antes de realmente chegar a conclusão que não é possível. Então, o que fazer para evitar esse tipo de situação? A seguir, compartilho 3 passos que vão ajudar você a superar esse tipo de pensamento.

1. Identifique quais são os pensamentos limitantes e de que forma ele te prejudica.

O primeiro passo é parar para pensar e prestar atenção quais são os pensamentos que impedem você de ir atrás daquilo que você quer muito. Para isso é preciso se conhecer você e ter clareza de quais são seus objetivos.

2. Será que esse pensamento é realmente verdadeiro?

Duvide sempre de tais pensamentos, se pergunte o tempo todo: “será que é isso mesmo?”; “será que eu preciso ter muito dinheiro para abrir meu negócio?”; “será que conseguirei tudo aquilo que quero se eu estudar mais e me esforçar mais?”. Você vai ver que muitas coisas que eram tidas como "verdades", vão se tornar apenas frases que um dia foram ditas por você, mas que não estavam totalmente corretas.

3. Prove que seu pensamento estava errado e o reformule com palavras positivas.

Um simples: “não consigo” é capaz de se tornar "vai ser muito difícil e trabalhoso, vai exigir de mim dedicação e disciplina, vou errar muito, mas vou acertar também e tudo isso vai servir para o meu crescimento, porque é isso que eu realmente quero para mim e não vou desistir até conseguir”. Perceba que foi possível aplicar um novo olhar para a mesma situação, alterando o pensamento inicial.

Se você se identificou como uma pessoa que tem pensamentos limitantes, não se desespere!  Todos nós temos esse tipo de pensamento em alguma fase da vida e o que vai fazer toda a diferença é: deixar isso te paralisar ou usar para te motivar a seguir em frente. A escolha é sua, você pode passar a vida toda se boicotando ou decidir fazer diferente e buscar algum meio para realizar seus objetivos.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.