4 Fatos Importantes Sobre a Comunicação que Podem Fazer a Diferença na Sua Vida

Google

Não tenho dúvidas da complexidade que envolve as relações humanas e algo que pode tornar isso ainda mais “desafiador” é a comunicação! Pela sua falta ou pelo seu excesso.

Comunicação é o meio em que as pessoas dividem ideias, trocam informações, sentimentos e experiências. Ou seja, comunicar é tornar comum. Mas será que é assim mesmo que acontece na prática? Infelizmente não! Quase sempre o que acontece são muitos ruídos e poucos resultados.

Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende (Duda Mendonça). Porém, muita gente acredita que comunicar é simplesmente o sujeito A falar para o sujeito B. B por sua vez não entende ou entende a fala com o sentido totalmente oposto ao que A pretendia dizer... E aí a confusão começa. Algo que retrata bem esse exemplo é a história clássica do Cometa Halley, vejamos a seguir:

 

De: Diretor Presidente

Para: Gerente

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 hs, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu - sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.

 

De: Gerente

Para: Supervisor

Por ordem do Diretor Presidente, na sexta-feira, às 17 hs, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúnam os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

 

De: Supervisor

Para: Chefe de Produção

A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O Diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

 

De: Chefe de Produção

Para: Mestre

Na sexta-feira, às 17 hs, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois será apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

 

De: Mestre

Para: Funcionário

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17 hs, pois o manda-chuva (o Diretor) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

 

Aviso para Todos

Na sexta-feira, o chefe da Diretoria vai fazer 76 anos, e liberou geral pra festa, às 17 hs no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva.

 

A história é engraçada, mas retrata bem como se comunicar não é assim tão simples. Porém, é possível adotar algumas técnicas e fazer com que esse processo seja mais produtivo.

1- A sua vida é o resultado da sua comunicação. Eu ouvi isso recentemente e fiquei refletindo a respeito... E não é que faz sentido!? Quantas coisas eu já perdi por não ter falado? Muitas! Quantas coisas eu ganhei por ter falado? Várias! Acredito que com você também, não é mesmo?

2- O óbvio precisa ser dito. Muitas vezes, temos a falsa crença que algo é tão óbvio que não precisa ser dito. Cuidado! Cada um tem uma forma de pensar e interpretar as mensagens. Você já parou para pensar para quem está óbvio?

3- Ler deve ser um hábito. Muitos são os benefícios da leitura: enriquecer o  vocabulário, escrever corretamente, ajudar a se expressar de forma clara, etc. Para muitos isso é algo chato... Confesso que um dia também achei! Como mudei isso? Fazendo um exercício diário de 20 minutos.

4- Oratória. Quem me vê falando em público hoje, jamais poderia imaginar que um dia eu não era capaz de apresentar trabalhos perante meus colegas de faculdade sem tremer e com um papel na mão. Pois bem, sabendo que as chances seriam muito pequenas diante dos desafios profissionais que eu queria me lançar, investi num curso de oratória e logo em seguida, como forma de praticar o que havia aprendido, comecei a palestrar. Sem dúvidas, falar bem é um diferencial para o profissional de qualquer área.

Lembre-se que: comunicação não é o que você diz e sim o que o outro está entendendo. Fique esperto!

Até o próximo post.

Google

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.