4 Fatos Importantes Sobre a Comunicação que Podem Fazer a Diferença na Sua Vida

0 219

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Não tenho dúvidas da complexidade que envolve as relações humanas e algo que pode tornar isso ainda mais “desafiador” é a comunicação! Pela sua falta ou pelo seu excesso.

Comunicação é o meio em que as pessoas dividem ideias, trocam informações, sentimentos e experiências. Ou seja, comunicar é tornar comum. Mas será que é assim mesmo que acontece na prática? Infelizmente não! Quase sempre o que acontece são muitos ruídos e poucos resultados.

Comunicação não é o que se diz, mas o que o outro entende (Duda Mendonça). Porém, muita gente acredita que comunicar é simplesmente o sujeito A falar para o sujeito B. B por sua vez não entende ou entende a fala com o sentido totalmente oposto ao que A pretendia dizer... E aí a confusão começa. Algo que retrata bem esse exemplo é a história clássica do Cometa Halley, vejamos a seguir:

 

De: Diretor Presidente

Para: Gerente

Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 hs, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre somente a cada 76 anos. Assim, por favor, reúnam os funcionários no pátio da fábrica, todos usando capacete de segurança, quando explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu - sendo assim, todos deverão dirigir-se ao refeitório, onde será exibido um filme-documentário sobre o cometa Halley.

 

De: Gerente

Para: Supervisor

Por ordem do Diretor Presidente, na sexta-feira, às 17 hs, o cometa Halley vai aparecer sobre a fábrica. Se chover, por favor, reúnam os funcionários, todos de capacete de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 76 anos a olho nu.

 

De: Supervisor

Para: Chefe de Produção

A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 76 anos, vai aparecer nu no refeitório da fábrica usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o problema da chuva na segurança. O Diretor levará a demonstração para o pátio da fábrica.

 

De: Chefe de Produção

Para: Mestre

Na sexta-feira, às 17 hs, o Diretor, pela primeira vez em 76 anos, vai aparecer no refeitório da fábrica para filmar o Halley nu, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois será apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.

 

De: Mestre

Para: Funcionário

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17 hs, pois o manda-chuva (o Diretor) e o Sr. Halley, guitarrista famoso, estarão lá para mostrar o raro filme "Dançando na Chuva". Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show será lá, o que ocorre a cada 76 anos.

 

Aviso para Todos

Na sexta-feira, o chefe da Diretoria vai fazer 76 anos, e liberou geral pra festa, às 17 hs no refeitório. Vai estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e Seus Cometas. Todo mundo deve estar nu e de capacete, porque a banda é muito louca e o rock vai rolar solto até no pátio, mesmo com chuva.

 

A história é engraçada, mas retrata bem como se comunicar não é assim tão simples. Porém, é possível adotar algumas técnicas e fazer com que esse processo seja mais produtivo.

1- A sua vida é o resultado da sua comunicação. Eu ouvi isso recentemente e fiquei refletindo a respeito... E não é que faz sentido!? Quantas coisas eu já perdi por não ter falado? Muitas! Quantas coisas eu ganhei por ter falado? Várias! Acredito que com você também, não é mesmo?

2- O óbvio precisa ser dito. Muitas vezes, temos a falsa crença que algo é tão óbvio que não precisa ser dito. Cuidado! Cada um tem uma forma de pensar e interpretar as mensagens. Você já parou para pensar para quem está óbvio?

3- Ler deve ser um hábito. Muitos são os benefícios da leitura: enriquecer o  vocabulário, escrever corretamente, ajudar a se expressar de forma clara, etc. Para muitos isso é algo chato... Confesso que um dia também achei! Como mudei isso? Fazendo um exercício diário de 20 minutos.

4- Oratória. Quem me vê falando em público hoje, jamais poderia imaginar que um dia eu não era capaz de apresentar trabalhos perante meus colegas de faculdade sem tremer e com um papel na mão. Pois bem, sabendo que as chances seriam muito pequenas diante dos desafios profissionais que eu queria me lançar, investi num curso de oratória e logo em seguida, como forma de praticar o que havia aprendido, comecei a palestrar. Sem dúvidas, falar bem é um diferencial para o profissional de qualquer área.

Lembre-se que: comunicação não é o que você diz e sim o que o outro está entendendo. Fique esperto!

Até o próximo post.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.