5 Características de Pessoas Inovadoras

0 720

Ninguém precisa nascer inovador. A criatividade não está na nossa genética, mas pode se desenvolver dentro de nós conforme nossos hábitos. Isso é o que afirmam os autores do livro The Innovator´s DNA, Jeff Dyer (Harvard), Hal Gregersen (Marriott School) e Clayton M. Christensen (Insead), que através de estudos empíricos chegaram à conclusão de que de 25% a 40% de nossa capacidade criativa é determinada geneticamente. O restante vem de um roteiro básico:

1º: Entender o processo criativo (e/ou suas características)

2º: Praticá-lo

3º Confiar na própria capacidade de criar

Mas afinal, quais são essas características? Entenda quais são elas e como praticá-las:

1) Capacidade de associação

A principal das 5 características! Associação é quando o cérebro tenta sintetizar informações em sequência, dando-lhes lógica e coerência. São as famosas conexões que os inovadores fazem entre ideias que pareciam não ter relação nenhuma. As pessoas inovadoras têm a capacidade de ligar uma coisa à outra, e dessa ligação surgir uma nova ideia.

2) Questionamento

Não deixe nenhuma dúvida passar em branco! Só aprende quem questiona, e acostume-se a questionar-se e questionar tudo à sua volta. Pessoas inovadoras fazem perguntas para entender como as coisas realmente são, por que são de determinada maneira e como elas podem ser desafiadas ou subvertidas.

3) Observação

Inovadores são observadores, e estão sempre observando tudo: consumidores, produtos, serviços, tecnologias, estruturas e processos. Dessa forma conseguem vislumbrar ideias e melhorias em todos os âmbitos. Steve Jobs criou o sistema operacional para seus primeiros Macintosh – e até mesmo do atual OSX – depois de uma visita ao centro de inovação da Xerox.

4) Networking

Adoro essa palavrinha mágica! Tenha em vista a criação de uma ampla rede de contato com pessoas completamente diferentes de você. Você pode até não saber fazer alguma coisa, basta conhecer quem sabe! Peça também a opinião dessas pessoas, teste suas ideias com elas, pois elas podem enxergar o seu problema sob outra perspectiva.

5) Experimentação

Explore o mundo de maneira sensorial e intelectual, assim como fazem os inovadores. Visite novos lugares, conheça pessoas, faça coisas pela primeira vez, tente aprender algo diferente todos os dias. Experiências originam novas ideias!

Agora que você já conhece as 5 características, tente enxergar de que forma você pode praticá-las mais no seu dia-a-dia. E vamos juntos em busca de uma sociedade mais inovadora que o futuro está logo aí!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.