5 Dicas para Novos Empreendedores

0 338

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Pesquisas recentes realizadas pelo IBGE revelam que de cada 10 novas empresas abertas no Brasil apenas 4 sobrevivem depois de 5 anos. Sim, todos nós sabemos que vivemos em um país que não oferece benefício algum para novos empreendedores, e que abrir um negócio é um ato de extrema coragem, mas não podemos nos prender as complicações impostas e atribuir todas as dificuldades que novas empresas passam às leis brasileiras.

Percebe-se que em geral, pequenos e médios empreendedores entendem muito dos produtos/serviços oferecidos por sua empresa, mas compreendem poucos princípios básicos de administração. O contrário também existe, pessoas que não empreendem por achar que só alguém com formação superior específica é capaz de empreender.

Para abrir seu negócio você não precisa ser um gênio de sua área. Podemos ver isso com diversos grandes empreendedores que criaram impérios mesmo sem ter total compreensão de como seu produto era desenvolvido. Não estou falando que você pode ser um total leigo em algo e empreender, pelo contrário, é necessário ter conhecimentos sobre o mercado em que se está entrando, mas não é obrigação ser especialista.

Tenho aqui 5 dicas valiosas para você que deseja se lançar no mar do empreendedorismo:

1- Mais importante que compreender o produto/serviço que se oferece é compreender o mercado em que ele se encontra.

2- Tenha um plano de negócios: Saiba qual o real objetivo do seu empreendimento e onde deseja chegar com ele. Planeje-se para trilhar o caminho mais efetivo e com o menor índice de imprevistos possível.

3- Faça planilhas: É impossível uma empresa sobreviver e, principalmente, crescer de forma saudável sem um fluxo de caixa que realmente funcione, sem uma previsão assertiva de investimento e um cálculo bem feito de retorno.

4- Faça network: Ninguém chega a lugar nenhum sozinho. Crie uma rede de contatos que te farão alcançar lugares mais altos, que podem te indicar novos caminhos e te auxiliar com parcerias. Tenha as pessoas certas ao seu lado.

5- Não desista nas primeiras dificuldades: Como disse anteriormente, empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, deve ser por isso que os grandes homens e mulheres de negócios do nosso país na maioria das vezes conseguem se sair muito bem quando começam a levar suas empresas para o exterior. Todo mundo passa por diversas dificuldades e no começo tudo é muito difícil, o dinheiro nem sempre vem na hora esperada, são mais de 16h de trabalhos diários, finais de semana e feriados simplesmente não existem mais, mas uma coisa é certa, não há recompensa sem esforço.

Só de você estar lendo um texto sobre empreendedorismo até aqui já te faz alguém diferenciado, então não pare nas primeiras dificuldades. Os primeiros passos são sempre os mais difíceis. Você não nasceu sabendo andar e caiu muito até aprender, então continue caminhando em direção ao seu sonho, ultrapasse as dificuldades e prepare-se para ser um grande vencedor!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.