5 Dicas Para se Tornar um Grande Líder

0 253

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Em diversos posts do blog, falamos sobre a importância da iniciativa na hora de tirar do papel seus projetos. Quando se sai da zona de conforto e toma-se uma atitude desse tipo, aceita-se por conseguinte diversas novas responsabilidades, preocupações, tarefas e, na grande maioria das vezes, o temido papel de líder.

Mas afinal de contas, o que é liderar?

Liderar, ao contrário do que uma grande parcela das pessoas acredita, não se trata de dar ordens de forma indiscriminada e definir de forma arbitrária o que é certo ou errado. Na realidade, o papel de um líder é muito mais inspirador do que isso: Inspirar sua equipe e servir como um centralizador de ideias, a fim de que todos os seus subordinados trabalhem em harmonia em prol de um único objetivo. Assim sendo, vemos que chefiar (uma vez que adotamos a palavra como sinônimo de ser autoritário e arrogante) é, na verdade, um ato falho na hora de liderar, um desvio de conduta causado pelo simples fato de não saber lidar com o poder adquirido.

Devido às diversas controvérsias a respeito do tema, o Inspirando Jovens de Sucesso fez um compilado com diversas dicas de como iniciar o seu posicionamento como líder.

 

1) Não caia no senso comum.

Vivemos em uma sociedade que não é feita para líderes, essa é a triste verdade. Na cultura brasileira, mesmo quem toma todos os cuidados necessários para ser um líder (e não um chefe) acaba sendo punido por sua iniciativa. As pessoas costumam ver tais indivíduos como pessoas pedantes, arrogantes e cheias de si. Dessa forma, o primeiro passo para se tornar um líder é esquecer tais estereótipos e reformular sua mente de pensar.

 

2) Exale confiança.

Dentre diversas características marcantes, pessoas como Bill Gates, Steve Jobs e Walt Disney têm como característica comum o carisma. Como líder, não é o bastante que você tenha ideias geniais, é necessário que você consiga expressá-las de forma que as pessoas ao seu redor acreditem no que você está falando, confiem que você é capaz de realizar tal objetivo e se sintam motivadas a se dedicar ao projeto.

Muitos costumam tratar essa característica como o grande divisor de águas entre líderes e “não-líderes”, porém não ser bom lidando com pessoas, falando em público ou se expressando não é motivo para desespero. É claro que há pessoas que nascem com um dom natural para isso, mas, assim como qualquer outra habilidade, essas também podem ser desenvolvidas. Perder de vez a vergonha e conseguir se comunicar é um processo que deve ser iniciado no dia a dia, inicialmente tomando a frente em conversas com conhecidos e posteriormente conhecendo novas pessoas. No ambiente de trabalho (ou estudo) há diversas oportunidades de testar o avanço do seu treinamento, aproveite-as! Lembre-se sempre de que só se atinge o sucesso mediante o erro, então siga sempre em frente, afinal de contas é melhor errar agora do que quando for pra valer.

 

3) Seja realista, mas sem se limitar.

Como líder, você terá que tomar decisões que afetarão toda a empresa. Dessa forma, cabe a você ser consciente e realista quanto às medidas que toma, pois um erro pode tomar medidas catastróficas. Por outro lado, não deixe que a cautela seja uma limitação para o seu trabalho: Riscos também devem ser tomados quando necessário. Em suma, você precisa saber o que é capaz de fazer com a quantidade de recursos que dispõe, sem ser surrealista quanto a isso, mas sem deixar que opiniões externas o limitem. Já que sua função é ser um visionário, muitos poderão taxá-lo de louco apenas por não compreenderem suas ideias, por isso é de suma importância que opiniões externas sejam muito bem avaliadas antes de serem aceitas.

 

4) Não se sinta mal em ser manipulador, desde que isso seja para o bem comum.

Conforme foi dito anteriormente, é trabalho do líder ser um centralizador de ideias, de forma que a equipe ache um consenso e encontre a empolgação e confiança necessária para com o projeto, de forma que rendam mais. Esse trabalho, que já parece difícil na teoria, mostra-se ainda mais desafiador na prática. Pessoas são extremamente complexas, e cada uma pensa de uma forma diferente. Conforme uma empresa cresce, ela contrata mais funcionários, e achar um senso comum torna-se cada vez mais difícil. Por isso, por diversas vezes torna-se fundamental que o líder defina a ideia que deseja apoiar e, através da persuasão, convença aqueles que dela discordam (obviamente, trata-se de uma prática de boa fé, sem nunca se utilizar de mentiras pra atingir esse objetivo). Assim, poupar-se-á muito tempo, que será utilizado na concretização do projeto.

5) Não tenha medo de tomar decisões.

Tomar decisões sempre é uma missão complicada, principalmente quando uma escolha errada pode acarretar em consequências desastrosas para o seu projeto. Porém, como líder, é seu papel fazer isso. Assim como suas habilidades sociais, é possível treinar para aprender a tomar decisões com maior assertividade começando pela sua vida pessoal e somente depois indo para o profissional. Há também de se tomar cuidado para não confundir assertividade com imprudência: trata-se de uma responsabilidade gigantesca, então aja como tal. Reflita bastante sobre a sua escolha, pese suas possíveis consequências positivas e negativas, converse com especialistas se necessário e só então tome a decisão (sempre com muita firmeza e se esforçando ao máximo para passar confiança às pessoas que serão afetadas por ela).

É claro que existe muito mais a se falar acerca da liderança, mas essas dicas são vitais e te ajudarão muito no começo dessa jornada. Não aceite a ideia de que se nasce líder, torne-se um líder. Somente assim você parará de viver os sonhos de terceiros e começará a longa caminhada atrás dos seus próprios. Dessa forma, você se tornará um exemplo a ser seguido, uma fonte de inspiração, tal qual um líder deve ser.

“A ferramenta mais importante de um líder é o seu próprio exemplo.”

- John Wooden

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.