5 Motivos para Escolher a Austrália como Destino do Seu Intercâmbio

0 583

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

"Eu preciso aprender inglês"! Esse era o impulso necessário para eu sair do país e de uma zona de conforto onde eu era paga por mês para desistir dos meus sonhos. Com o inglês afiado, eu finalmente estaria mais próxima de realizar o meu sonho de cursar um MBA fora do país. Mas o domínio do inglês não foi a minha maior conquista nesses 2 anos de Austrália, foi só o a desculpa que eu precisava para me conhecer e de quebra conhecer o mundo inteiro. E aí eu mudei, mudei o endereço, a cara, a língua, as amizades. Mudei o gosto, a rotina, o paladar. Mudei de emprego, de sentimento e de atitude. Menosprezei talvez a chamada maturidade, mas aprendi a dar valor real a nossa essência humana. Eu derrubei muralhas e barreiras de preconceitos que a vida por vezes estabelece e reconstruí uma nova Talita, mais forte, mais sonhadora e com mais vontade de vencer! Agora sim eu estou pronta para ir em busca do meu tão sonhado MBA.

E então eu vim aqui para listar alguns motivos para vocês encontrarem o impulso necessário para embarcar nesse sonho que eu insisto em não querer mais acordar. 5 motivos para escolher a Austrália como o destino do seu intercâmbio, ou seriam os 5 motivos para finalmente sair da zona de conforto em busca de se reencontrar, se reconstruir e se reconhecer? Não conheço a sua história, mas presumo que essa pequena lista possa te ajudar de alguma maneira.

 

1) Excelente qualidade de vida

É indiscutível que a Austrália tem uma da melhores qualidades de vida do mundo. Belíssimas paisagens naturais que combinam com um clima excelente (nem muito frio nem muito quente), vida ao ar livre e muita prática de esporte. A segurança aqui é impecável, o que nos permite andar a qualquer horário do dia ou da noite pelas ruas. O transporte nos leva aos lugares mais distantes da cidade ou país sem o stress da superlotação dos grandes centros como São Paulo. Aqui não somos nem ricos nem pobres, o pedreiro normalmente ganha muito mais do que o Analista de Business e a faxineira tem o mesmo carro que a sua patroa, mesmo ela sendo diretora daquela multinacional de respeito. Tudo isso com um povo super hospitaleiro que não se importa se você comete erros no idioma deles ou não, o que importa pra eles é poder conhecer um pouco mais dessa cultura linda que é a nossa brasileira.

 

2) Possibilidade de trabalhar enquanto estuda

Sem dúvidas uma das grandes vantagens de estudar na Austrália é a possibilidade de trabalhar 20h semanais enquanto você estuda, e 40h semanais enquanto estiver de férias. Com isso, você irá conseguir se manter pagando aluguel, contas do dia a dia além de conseguir viajar e quem sabe até conhecer as belíssimas praias do Sudeste Asiático. A maioria dos estudantes conseguem empregos de meio expediente ou casuais. Os mais comuns são como garçom, babá, faxineira, jardineiro, pedreiro, etc.

 

3) Chance de adquirir experiência profissional

Seguindo o ponto anterior, com o visto de estudante, temos o direito de trabalhar meio expediente, e diferente do Brasil, aqui tem muitas vagas de trabalho de que se encaixam com esse perfil. Claro que para conseguir uma vaga como analista de marketing por exemplo, você primeiro precisa dominar o idioma depois disso, se encher de coragem aplicar para todas as vagas que encontrar e se preparar para as entrevistas! A maioria dos brasileiros que eu conheço não correm atrás desse objetivo/sonho e acabam ficando na zona de conforto dos empregos casuais. De fato empregos como pedreiro, babá ou faxineira pagam até mais, mas não tem satisfção maior do que se vê desempenhando uma atividade profissional em outro país! Sem contar o que isso vai representar no seu currículo para o proximo passo da sua carreira, seja ele aqui mesmo, em outro país ou de volta ao Brasil.

 

4) Possibilidade de fazer uma faculdade ou MBA

Como o governo australiano te permite trabalhar, isso também pode te permitir cursar uma faculdade ou até mesmo um MBA aqui. Como eu comentei no ponto 2, podemos trabalhar 40h semanais no período das nossas férias, ou seja, se o nosso sonho for mesmo cursar uma faculdade em outro país, a Austrália pode te ajudar a realizá-lo. Afinal de contas fica mais fácil juntar o dinheiro para uma faculdade no exterior quando se ganha em dólar, não é mesmo? Existem também muitas possibilidade de bolsas de estudos, mas isso é assunto para outro post.

 

5) Conhecer muitas culturas em um único país

O australiano tem muito orgulho do seu multiculturalismo. Aqui tem bairros de chineses, italianos, portugueses, indianos, libaneses, árabes, brasileiros etc. As vezes tento ir na vendinha chinesa comprar mandioca e luto pra entender os preços e nomes das coisas já que lá está tudo preparado para atender ao público chinês. Muitas vezes na empresa ouço a moça do meu lado falar com o marido pelo telefone mas não tenho ideia do que ela está falando já que ainda não aprendi a falar francês e para piorar ainda mais, o francês dela tem sotoque japonês já que ela nasceu no Japão. Mas ao mesmo tempo já aprendi que a comida thailandesa é maravilhosa e que os libaneses param várias vezes ao dia para rezar para o deus deles. É tão lindo ver os italianos falando com as mãos e perceber que ninguém discrimina a mulher árabe só porque ela esta usando uma burca que cobre até o rosto para ir à praia de Bondi. O sotaque do indiano é muito carregado e isso me dá um alívio ainda maior quando meu Good Morning sai um "Gudi Morningui". No resumo, muitos grupos étnicos são representados na Austrália, fazendo deste um dos países com maior diversidade cultural do mundo.

No reumo de tudo, a parte difícil mesmo é a saudade, "porque no fundo a gente percebe que choro e o sorriso são sentimentos intraduzíveis e já não importa a cor da pele nem o formato dos olhos, todo mundo que chega é viajante nômade, estrangeiro, e vem com um medo absurdo do desconhecido, até enxergar no outro a clareza de um espelho, outros candidatos ao processo diário de recomeços, na mais genuína reforma da alma" - trecho extraído de post no facebook de um intercâmbista chamado Vitor.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.