5 Passos Para Gerir Sua Vida Profissional

0 186

Os programas de gestão da qualidade surgiram com o intuito de melhorarem o desempenho das empresas em suas rotinas de tarefas. Os 5s também surgiram com o mesmo propósito nas empresas japonesas na pós- segunda guerra. Consiste em facilitar o bom desempenho de cada processo em uma melhoria contínua. São eles:

1) Seiri (Senso de organização): Tem por finalidade tornar o ambiente mais organizado, cada objeto, materiais e equipamentos colocados de acordo com a freqüência de utilização. Descartando materiais que não são utilizados.

2) Seiton (Senso de ordem): Continuação do passo anterior. Cada objeto em seu devido lugar. Devendo ser armazenando e identificando cada material com suas especificações.

3) Seiso (Senso de limpeza): Manter limpo o ambiente de trabalho. Eliminar elementos que possam trazer desconforto como a falta de iluminação, ruídos, etc.

4) Seiketsu (Senso de padronização, saúde): Padronizar os três itens anteriores para que os processos possam ocorrer de maneira eficiente. Além, é claro, de contribuir com a saúde do colaborador que estará em equilíbrio com o ambiente.

5) Shitsuke (Senso de disciplina): Quando os quatro itens anteriores estão sendo executado, significa que a equipe esta disciplinada com o novo modelo. Tendo a autodisciplina como fator chave desse último “s”.

Tal ferramenta oferece benefícios como à redução de custos, aumento na produtividade, prevenção de acidentes, entre outros mais. Também é a base para surgimento de outras melhorias nas organizações.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.