5 Passos Para Gerir Sua Vida Profissional

Google

Os programas de gestão da qualidade surgiram com o intuito de melhorarem o desempenho das empresas em suas rotinas de tarefas. Os 5s também surgiram com o mesmo propósito nas empresas japonesas na pós- segunda guerra. Consiste em facilitar o bom desempenho de cada processo em uma melhoria contínua. São eles:

1) Seiri (Senso de organização): Tem por finalidade tornar o ambiente mais organizado, cada objeto, materiais e equipamentos colocados de acordo com a freqüência de utilização. Descartando materiais que não são utilizados.

2) Seiton (Senso de ordem): Continuação do passo anterior. Cada objeto em seu devido lugar. Devendo ser armazenando e identificando cada material com suas especificações.

3) Seiso (Senso de limpeza): Manter limpo o ambiente de trabalho. Eliminar elementos que possam trazer desconforto como a falta de iluminação, ruídos, etc.

4) Seiketsu (Senso de padronização, saúde): Padronizar os três itens anteriores para que os processos possam ocorrer de maneira eficiente. Além, é claro, de contribuir com a saúde do colaborador que estará em equilíbrio com o ambiente.

5) Shitsuke (Senso de disciplina): Quando os quatro itens anteriores estão sendo executado, significa que a equipe esta disciplinada com o novo modelo. Tendo a autodisciplina como fator chave desse último “s”.

Tal ferramenta oferece benefícios como à redução de custos, aumento na produtividade, prevenção de acidentes, entre outros mais. Também é a base para surgimento de outras melhorias nas organizações.

Google

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.