5 Questionamentos que Podem Mudar a Sua Vida

0 2.046

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Não sei qual é a sua história de vida, quais são os seus sonhos, seus medos, suas dificuldades... mas sei que você, assim como todo mundo, tem algum tipo de desafio à enfrentar e, por isso, vim compartilhar com vocês 5 questionamentos que mudaram a minha vida. E espero sinceramente que possa mudar a de vocês também. Então, vamos lá:

1- O que as crises têm a me ensinar?

É maravilhoso quando tudo está dando certo, saindo melhor do que a gente esperava...mas de repente, tudo começa a "desmoronar": uma doença, o desemprego, alguma dificuldade financeira, etc e você se vê desencorajado, sem esperança e choramingando por tudo de ruim que está acontecendo. O que fazer agora? Bom, não é fácil enfretarmos as crises, mas você já parou para pensar o que a situação ruim pode te ensinar? Tente fazer essa pergunta para alguma dificuldade que você está enfrentando agora, tente enxergar por outro ângulo! Exemplo: de repente você se vê cheio de dívidas e seu salário não é o suficiente para quitá-las. Você concorda que essa é uma oportunidade de mudar sua forma de gastar o seu dinheiro e começar a fazer uma reserva financeira, gastando menos do que você ganha?

2- Como eu quero ser lembrado?

Você já parou para pensar qual é a lembrança que as pessoas que te conhecem/conheceram têm de você? Colegas de trabalho, familiares, amigos, etc.

Reserve alguns minutos para pensar sobre essa questão. Será que as lembranças que elas têm de você são realmente a que você quer deixar na vida delas? Se não, o que você pode fazer para mudar essa realidade?

3- Que legado eu quero deixar?

Muita atenção para essa pergunta, ela mudou o meu propósito de vida!

Entenda legado como algo que você pode deixar para outras gerações. Todo mundo pode e, na minha opinião, deve deixar algo de bom para o mundo. Seja um livro, um texto, um produto, uma tecnologia, arte, música e tantas outras coisas legais que podem ajudar e beneficiar outras pessoas. Já parou para pensar como você pode contribuir para deixar o mundo melhor?

4- Por que você quer desistir?

De repente tudo parece conspirar contra nós, você está cansado, se sente sobrecarregado, não consegue ver resultados do seus esforços e sacrifícios, o sim que você esperava não veio, o seu projeto não foi aprovado e por todas as dificuldades que você tem encontrado, a melhor alternativa parece ser desistir.

Antes de fazer isso, eu tenho algumas perguntas a fazer. Você quer desistir porque ficou difícil/impossível chegar onde você quer ou deixou de fazer sentido brigar por isso? Se for porque ficou difícil tenho uma coisa a te dizer: você precisa persistir, 99% das vezes que as coisas ficam difíceis é porque está muito perto de alcançarmos o que queremos. Agora se for porque deixou de fazer sentido... aí concordo que desistir nesse caso se trata de um ato de coragem, pois um passo atrás no momento certo pode te levar mais longe.

5- Você tem se permitido?

Você se esforça muito para levar uma vida melhor. O trabalho consome boa parte do seu dia. Todos os dias você acorda cedo, trabalha, depois corre para faculdade e chega em casa quase 11 horas da noite , dorme muito pouco e no dia seguinte começa tudo outra vez.

São muitas responsabilidades, a correria é grande e você vivendo como se fosse um motor (quem nunca viveu ou vive assim?). Essa é a realidade do mundo moderno da maioria das pessoas. Mas e aí? Essa vida que você tem levado está fazendo sentido? Ao fim do dia você se sente motivado por toda essa agitação ou tem tido a sensação de estar esgotado porque leva uma vida no automático e já nem lembra quando foi que você se sentiu vivo, sentiu seu coração bater mais forte, se permitiu a curtir um momento de lazer e ter um encontro com você? Apesar de óbvio, é bom lembrar que somos seres mortais e muito embora tenhamos que fazer muitos sacrifícios para conseguirmos chegar onde queremos, temos que respeitar a necessidade que nosso corpo e nossa mente têm de desfutrar de uma folguinha. Isso renova as nossas energias e nos torna mais produtivos.

E você que acabou ler esse post, tem algum questionamento que mudou a sua vida?

Compartilhe com a gente nos comentários 🙂

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.