6 Dicas Para Se Dar Bem na Entrevista de Emprego

1 300

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Fala Galera,

Meu nome é Marcos Mendes, sou psicólogo e o mais novo aspirante à colunista do “Inspirando Jovens de Sucesso”.

Nosso primeiro assunto é sobre as competências profissionais necessárias para você se dar bem no processo de recrutamento e seleção que você irá passar em busca de um novo emprego. Aliás, competência dentro das empresas é a capacidade de apreciar e resolver qualquer assunto, produzindo resultados de forma assertiva e proativa.

Como vocês já devem saber, o processo de recrutamento e seleção é composto por várias etapas e entre elas está a fase da Entrevista Presencial, uma das mais temidas por algumas pessoas, seja por causa da vergonha, da timidez ou até mesmo da exposição em público.

No entanto, já deixo a primeira dica: Encare esse medo e trate o momento como uma grande oportunidade. Chegou a hora de você mostrar quem você é e as suas potencialidades, seu diferencial. Até porque, em um processo seletivo, com muitos concorrentes, você precisa se destacar entre eles.

E é exatamente por isso, que o Inspirando Jovens de Sucesso trás para os nossos leitores alguns exemplos de competências que estarão sendo analisadas em vocês quando se submeterem a esse processo. Então, pegue seu bloquinho de anotações e escreva já as dicas abaixo:

 

1) Comunicação: A comunicação é a chave do sucesso. Saiba expor suas habilidades, os motivos que te levaram a concorrer à vaga. Demonstre interesse e credibilidade no que está falando. Não use gírias. Lembre-se: Você está sendo avaliado.

2) Relacionamento interpessoal e trabalho em equipe: Duas competências que são muito buscadas pelos recrutadores. Com um bom relacionamento interpessoal você terá mais facilidade para desenvolver um bom trabalho em equipe, ajudando nas decisões importantes voltadas sempre para os objetivos da equipe.

3) Criatividade: Demonstre seu poder de resolver conflitos/problemas. Inove.

4) Compromisso: Não falte e nem chegue atrasado a nenhuma etapa do processo seletivo. Pesquise sobre a vaga que você vai concorrer e sobre a empresa.

5) Flexibilidade: As empresas necessitam que você seja flexível. Adapte as mudanças, reveja pontos, aceite os feedbacks. A falta dessa qualidade é notada no candidato que reage mal, por exemplo, a uma opinião diferente da dele.

6) Proatividade: Essa competência é observada nas dinâmicas de grupo, principalmente naquelas de soluções e caso. Queira ir além do que a atividade pede. Não se limite, procure um diferencial, mas sempre com ética e respeito aos colegas.

 

O mercado de trabalho está a todo vapor. As empresas estão cada vez mais exigentes, e se preparar para essas exigências é fundamental para conseguir um bom emprego. Então, se você já possui as características e competências acima, ótimo! Se não, busque e desenvolva-as o mais rápido possível. Seja uma pessoa de sucesso!

Até a próxima...

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

1 Comentários
  1. Marina Assis says

    Adorei as dicas, Marcos, é bem por aí mesmo! É preciso ficar o mais tranquilo possível (apesar da tensão do momento de avaliação) para que não deixemos de repassar com clareza tudo aquilo que faz sentido para a vaga em questão. Não mentir ou ocultar informações tb é uma boa dica, já que o processo pode ter mais de uma etapa e, o que for dito, pode ser colocado a prova em algum momento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.