7 Perguntas Antes de Fazer um Intercâmbio

0 177

Olá queridos leitores,

Pensando nos futuros intercambistas e relembrando da minha experiência como uma, resolvi compartilhar algumas perguntas essenciais a serem respondidas antes de decider fazer um intercâmbio.

 

1) Por que fazer um intercâmbio?

Os principais propósitos de um intercâmbio são adquirir proficiência em uma língua estrangeira e ganhar experiência de vida. Além ainda de proporcionar o aprendizado de uma nova cultura, novos conhecimentos e amadurecimento pessoal/professional. A soma da qualificação em uma língua estrangeira junto a experiência de vida é importantíssima e muito bem vista pelo mercado de trabalho.

 

2) Eu sou uma pessoa determinada?

A determinação é extremamente importante no perfil do intercambista, uma vez que o processo inteiro possui diversas etapas que podem apresentar dificuldades, desde providenciar todos os documentos necessários para a ida e permanência num país estrangeiro até a vivencia em si em seu destino. A determinação definirá se você conseguirá passar por todo o processo sem desistir no meio do caminho.

 

3) Estou pronto para encarar essa experiência sozinho?

O medo é um grande vilão e por causa dele você pode perder grandes oportunidades. Ele provavelmente irá te acompanhar durante toda a sua experiência, mas permita-se conhecer novas pessoas e aumentar sua autoconfiança. Deixe para trás todas as suas inseguranças e chegue no seu destino preparado para encarar o desconhecido.

 

4) Devo fazer um intercâmbio de quanto tempo?

Esta e as duas próximas perguntas foram respondidas de acordo com a minha experiência pessoal e experiências de conhecidos. Acredito que o ideal para aprender uma nova língua é um ano. Poucos meses são o suficiente para você começar a engrenar e entender a língua, mas para ficar fluente (ou quase) você precisa de mais tempo. Por isso eu aconselho um ano ou no mínimo 6 meses para que você consiga viver a imersão na nova língua/cultura.

 

5) Qual é o melhor momento para essa experiência?

Cada indivíduo possui suas características e amadurece em tempos diferentes, por isso acredito que você só deve se sujeitar a uma experiência tão grandiosa como essa quando possui maturidade suficiente para lidar com todas as situações que eventualmente aparecerão. Você estará “sozinho” em um lugar desconhecido e terá de saber se virar em qualquer cenário.

 

6) Onde morar?

Escolha uma moradia onde consiga ter o máximo de contato possível com outras pessoas. Você só aprenderá a língua se praticar constantemente com uma variedade de pessoas. Uma ótima opção é morar em uma casa de família, pois além de aprender o idioma você poderá vivenciar a cultura na pele.

 

7) Quanto vou gastar?

É difícil mensurar com precisão os possíveis gastos. Tenha em mente o tempo do intercâmbio, o custo de vida no país de sua escolha, preço das passagens aéreas e custos da agência de intercâmbio. A partir dessas variáveis e de pesquisas você conseguirá ter uma previsão do quanto irá gastar.

Até a próxima 😉

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.