Acabe com suas Dúvidas sobre Carreira

0 257

Muitos estudantes do ensino médio, quando no último ano de estudos tem uma pila de planos e objetivos a serem atingidos, e quando finalmente terminam o terceiro ano, muitas dúvidas e incertezas os cercam. Eles não sabem o que realmente irão seguir, se devem ou não cursar uma faculdade ou tentar uma maneira alternativa de atingir seus propósitos.

Digo isso porque eu particularmente me via em um beco sem saída e, de tanto minha mãe insistir, decidi cursar administração sem ter a mínima noção do que realmente o curso se tratava. Recusava-me a ter de passar o resto de minha vida fazendo a mesma coisa. Por sorte, eu me apaixonei pelo curso no primeiro mês de aula o que me impulsionou a explorar além do que os professores pediam, e com resultado disso você esta lendo esse texto escrito por mim e com muito carinho.

O fato é que temos três opções a serem seguidas: a primeira delas é saber se no futuro você quer ter muito dinheiro, bom reconhecimento e ser capa de revista pelo seu sucesso. O segundo é fazer aquilo que você ama, não importa como ou o que, se vai ou não precisar cursar uma universidade ou apenas abrir um comércio. Aqui é onde o que você fará é fruto do seu amor. E o terceiro é o caminho que você segue para que lá na frente possa ver seu impacto voltando em forma de recompensa para todos aqueles que estão envolvidos.

Essas três opções se resumem basicamente em uma simples pergunta, “qual é o legado que você quer deixar para sociedade?” (não apenas a sociedade, mas principalmente para si mesmo). Parece simples mas não é. Essa pergunta deve ser respondida como se você já houvesse conseguido atingir seus objetivos e olhando para trás, ver se esses realmente te deixam contente pelo tempo dedicado ou se lhe trás apenas o enfado da luta.

A maneira mais eficaz para sanar as dúvida é montar um plano de carreira, colocando no papel quais são seus verdadeiros objetivos a serem atingidos para conseguir a virtude de uma carreira tão desejada.

As dúvidas são comuns em muitos, pois trilhar o caminho de maneira equivocada pode trazer desconforto no futuro. Por isso deve-se acima de tudo, lembrar que o caminho tradicional não é a única chave para a carreira perfeita. A carreira perfeita é aquela que você trilha com seus próprios interesses e luta para alcançá-los, isso tornará qualquer frustração que tiver em aprendizado e você estará pronto para lutar novamente. Repito, respire fundo relaxa e comece a colocar num papel todos os seus ideais a serem alcançados, depois ligue os pontos e veja qual é o caminho que você mais se identificou.

O importante não é fazer o que todos estão fazendo, é preciso fazer o que ninguém espera de você para melhor conseguir conquistar seus objetivos. Quando digo que escrevo para o blog a primeira pergunta que me fazem é: “Quanto é que você ganha?”. Minha resposta é simples, “ganho o prazer de estar de alguma forma, mesmo que minimamente, contribuindo com jovens de todas as idades mostrando que não é preciso ser um velho guru para saber qual caminho trilhar. Tudo que precisamos é dos objetivos concretos e do próprio esforço para conseguir o que queremos. Amo escrever e não mensuro o tempo gasto, e sim os resultados que um dia trarão”.

Em síntese, é preciso ter em mente quando a dúvida surgir: “O que realmente me deixaria satisfeito?”, e não digo apenas financeiramente, pois o dinheiro é fruto do esforço. Esboce seus reais interesses a curto, médio e longo prazo, e  lembre- se que cursar a universidade não é o único caminho.

Para mim a universidade serviu como um trampolim para que eu adquirisse as ferramentas necessárias e descobrisse o que gosto, mas ainda assim posso dizer que mirei no lugar certo. Você não precisa copiar o modelo dos outros, crie o seu próprio caminho e na dúvida pergunte a si mesmo. Qual é o legado que quero conquistar?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.