Aprendendo a Ser Líder

0 482

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Liderança se aprende? Tem quem diga que liderança se aprende, já outros afirmam que se trata de um talento. E o que eu penso sobre isso? Eu acredito em duas hipóteses.

Ao longo da minha carreira profissional, pude vivenciar duas experiências como líder e que foram totalmente diferentes. A primeira aconteceu quando eu tinha 20 anos e tinha acabado de iniciar minha graduação em administração… Confesso que foi uma atuação desastrosa. Minha forma de liderar era baseada na imposição (aquela forma retrógrada: manda quem pode, obedece quem tem juízo), entretanto em menos de 3 meses, pude perceber como as pessoas que eram lideradas por mim se sentiam mal só de ouvir meu nome. A falta de maturidade e de conhecimento me levou a uma postura desumana com aquelas pessoas e não era difícil entender porque eu era tão odiada.

Pois bem, para a minha “sorte”, uma das primeiras disciplinas que eu cursei foi de liderança e durante as aulas, fui aprendendo a verdadeira essência  de um líder. E trazendo aquele conhecimento para a prática, pude tirar como a primeira lição dessa experiência que errar é humano, mas permanecer no erro é uma grande tolice e assim, revi meus conceitos e mudei minha postura… Tentei colocar todo aprendizado na prática.

Uma das primeiras atitudes de empatia que tive em relação a eles, foi durante um dia de folga meu, ir acompanhar os bastidores da atividade que eles faziam (assim pude compreender melhor as dificuldades e o papel deles… E assim, poder “cobrar” melhores resultados e ter atitudes facilitadoras para que no fim o resultado fosse o melhor possível). Isso mudou tudo! E o resultado disso? O sentimento de repulsa que os meus antigos liderados sentiam foi substituído por parceria.

Depois dessa grande experiência, pude reconhecer que eu precisava desenvolver muitos aspectos se eu quisesse realmente me tornar uma líder de referência. E coloquei como meta: continuar estudando e ampliando minha visão sobre liderança para que eu pudesse ser reconhecida como uma liderança que faz a diferença. Li muitos livros, vi vários filmes, adotei alguns líderes como referência e ter a própria experiência prática de liderar foi fundamental para que isso acontecesse.

Alguns anos passaram, eu estava com 27 anos, cursando uma pós em gestão de pessoas surgiu um novo desafio: liderar um time e lidar com todas as pressões de uma multinacional. Com mais maturidade e conhecimento, a atuação foi bem mais tranquila do que a primeira experiência. Cometi novos erros, aprendi muito, evolui e formei uma equipe de excelência. E se você me perguntar qual foi a maior conquista que eu tive dessa experiência? Ouvir da minha equipe que tinha prazer e motivação para trabalhar! Isso para mim não tem preço, principalmente por ter assumido essa equipe sem brilho no olho, fazendo as coisas por obrigação, sentindo aquelas 8 horas de trabalho como algo pesado, porém necessário para pagar suas contas.

Como defino liderança?

Liderança não é simplesmente um cargo ou posição. Liderança é um exercício diário de humanidade, é ser um facilitador para sua equipe de trabalho, é preservar a essência humana, é saber se colocar no lugar do outro, é saber ouvir e sempre integrar os seus liderados para obter os melhores resultados.

 

Para finalizar esse post, compartilho algumas referências que me ajudaram no meu papel de líder.

Dicas de leitura:

– A Arte de ser mestre de si mesmo para ser líder de pessoas – Anselm Grun e Freidrich Asslander;

– Minutos de liderança – John C. Maxwell;

– Por que as pessoas odeiam seus chefes? – Bruce L. Katcher com Adam Snyder

– Qual é a tua obra? – Mário Sérgio Cortella

– Geração de Valor – Compartilhando inspiração – Flávio Augusto

 

Filmes assistidos:

– Mandela – O caminho para a liberdade;

– Duelo de Titãs;

– O Discurso do Rei;

 

Curso realizado:

– Pós-graduação em Gestão de Pessoas, Liderança Eficaz pelo SEBRAE

Meus líderes de referência: Gandhi, Flávio Augusto, Jesus Cristo e Mário Sérgio Cortella.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.