As 3 Etapas Do Processo De Mudança

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Mudar é um processo que incomoda, pois implica em sairmos da nossa zona de conforto. As mudanças existem a todo o momento, seja no campo pessoal ou profissional. Diante disto, é importante conhecermos quais as etapas que compõem o processo da mudança, para que assim possamos gerenciar este momento de transição com mais sabedoria em busca de melhores resultados.

Por que é importante mudar?

Para aqueles que tiveram aulas de biologia no Ensino Médio, devem lembrar que os crustáceos realizam o processo de muda (ou ecdise), no qual trocam seu antigo revestimento ou exoesqueleto para formar um novo e mais “folgado”, possibilitando a continuidade do seu crescimento. Do mesmo modo, nós seres humanos conforme crescemos também precisamos trocar nossas roupas e sapatos, pois não faz sentido continuar com algo que não se encaixa mais naquilo que nos tornamos, e que já está velho ou antiquado demais. Ou seja, é importante mudarmos para absorvermos novas experiências!

As etapas da curva da mudança

Etapa 1

1: Início - é o começo do processo, o ponto em que a mudança ocorre. Neste ponto o desempenho é considerado médio (geralmente é quando as pessoas estão na zona de conforto, e a mudança é percebida ou anunciada).2: Imobilização - paralisação, averiguação da situação, indagação e estranhamento. A performance cai devido à resistência pelo desconhecido.3: Recusa - é a negação da nova situação com propostas de mudança. O desempenho aumenta um pouco, mas ainda é o “fazer se negando”. Frases como: “Por que tem que mudar agora?” ou “Eu nunca fiz assim?” são comuns.

Etapa 2

4: Raiva - frustração, agressividade. Alto desempenho por raiva, para provar que consegue se adaptar à mudança e alcançar os resultados esperados (o que não dura muito tempo);5: Reclamação - indignação, ambiente contaminado, muita fala e pouca produtividade. A performance neste ponto é média.6: Vitimização - a pessoa se coloca como vítima de situação. Seu desempenho é baixo.

Etapa 3

7: Teste - como a vitimização não deu resultado, o teste às mudanças se iniciam. O desempenho aumenta um pouco.8: Aceitação - compreende as mudanças e o porquê delas, melhorando ainda mais seu desempenho. Performance média.9: Engajamento - nessa fase atinge-se o pico da produtividade. No qual se cria um novo padrão. O desempenho é alto. Contudo se este patamar se mantiver por muito tempo, ele se torna algo estável, havendo a necessidade de implantar novas mudanças.

 

É importante evitarmos vivenciar a Etapa 2 (uma fase mais negativa e emocional), e pularmos da 1 direto para 3. Algumas sugestões de como gerenciar esta mudança, seguem abaixo:

Gerenciando a mudança...
  • Identifique as ameaças que existem em continuar mantendo o mesmo comportamento;
  • Reflita sobre quais serão os benefícios do processo de mudança;
  • Minimize a incerteza através da busca de informações no mercado, ou de pessoas ou organizações que já passaram pelo mesmo processo que você está vivenciando;
  • Se você tiver uma equipe, quando possível envolva-a no processo decisório (isto aumenta o engajamento, e o nível de confiança);
  • Celebre as conquistas que te aproximam do seu objetivo;
  • Mantenha em mente o porquê do processo de mudança;
  • Seja transparente com os outros e com você mesmo(a)!

Geralmente, uma mudança não afeta apenas nossas vidas, envolve também a de outras pessoas, assim sendo, deixe claro quais serão as consequências e as motivações que levaram àquela decisão, mantendo sempre em mente quais serão os frutos positivos (já que toda escolha implica em renúncias, e subentende-se que se a mudança está ocorrendo é porque já foi tomada uma decisão).

Então, lembre-se de colocar na balança quais serão os ganhos e perdas em não mudar. Saiba que haverá altos e baixos, e que quando entendemos o porquê e aceitamos essa nova condição, ela com certeza será uma experiência rica em novos aprendizados! Depois disso, se você está vivendo um período de mudanças, consegue agora identificar qual o seu comportamento e em qual etapa você está?

       

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