Como É Ser Jovem Hoje

2 236

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Nunca na história se viveu tantas coisas como nos dias atuais, onde o muito ainda é pouco, dado ao fato de que as possibilidades de tudo que imaginamos sejam infinitas e os caminhos são aos montes. Diante desse cenário, para um jovem, só o fato de estar nessa idade já é ter um desafio nas mãos, pois no passado se tinha a certeza de que poderíamos planejar uma vida e as chances de todo o planejamento seguir nos conformes no futuro eram altas. Já a contemporaneidade, nos tirou todas as possibilidades de “certezas absolutas”, diante de um mundo vuca (volátil, incerto, complexo e ambíguo), onde nem mesmo o que escolhemos cursar na faculdade nos dá alguma garantia de exercer a profissão no futuro.

Porém, mesmo sendo um “problema” para o jovem ter que lidar com tantas variáveis, toda essa globalização nos trouxe a possibilidade de sermos jovens mais versáteis, que adotam um problema para si e o resolvem como pode, de formas diversificadas, criativas e até inovadoras, que assimila o mundo de forma mais complexa, até quando não se entende por completo (até porque isso é impossível).

Os desafios da juventude atual

Dentre os principais desafios encontrados pela geração atual, temos o lado emocional. Nunca se viu tantos jovens com problemas de saúde mental. Isso tudo, sem dúvida, é uma das consequências da conectividade e das inúmeras possibilidades com a qual o jovem se depara nos tempos atuais.
Chega até ser irônico: quanto mais opções, mais conflitos o jovem precisa lidar. Com isso, aprendemos que nem sempre o muito tende a ser o melhor. É aqui que surgem as dúvidas de como lidar com tantas coisas ao mesmo tempo.

Buscar o autoconhecimento

Mesmo diante de infinitas possibilidades, de tantas coisas ao mesmo tempo para fazer, precisamos nos voltar para nós mesmos e reconhecer que somos humanos. Porque mesmo diante de tantos afazeres, sofremos sérios efeitos colaterais por levar uma vida frenética, onde o tempo passa cada vez mais depressa.

É necessário nos voltar para nós e buscar o autoconhecimento de modo que isso se resulte na própria inteligência emocional, e assim, aumentar a capacidade de saber lidar com os medos, angústias, incertezas e tantos outros conflitos, tipicamente humanos.

Ser jovem nos dias de hoje é saber que não somos robôs, mas seres humanos que transformam, que amam, que fazem do mundo um palco para um futuro brilhante, não apenas para si, mas para um todo, algo bem maior do que nós mesmos.

O que você tem feito para se desenvolver?

Que tipo de conteúdo você tem consumido? Livros, podcasts, programas, vídeos e outros? E como eles têm contribuído para o seu desenvolvimento pessoal ou profissional?

Que ações você tem tomado em prol de um bem maior, como um projeto social, estudar algo novo para aplicar o conhecimento no trabalho ou na escola, técnicas que te desenvolvam de alguma forma, dentre outras coisas?

Você já se percebeu criando obstáculos para si mesmo e fazendo as coisas darem errado na sua vida? O nome disso é autossabotagem! É importante refletir sobre isso e com essas informações em mãos, buscar eliminar todos esses comportamentos e adotar outros que te façam sentir melhor e te ajudem a lidar com todos os conflitos pessoais ou profissionais nos dias de hoje.

E para você que acabou de ler esse post, qual sua opinião sobre como é ser jovem hoje? Deixe sua contribuição nos comentários. 😎🤙🏻

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

2 Comentários
  1. Lucas Cléopas says

    Na maioria das vezes é na juventude que descobrimos que somos solitários por dentro e lidar com isso enquanto jovens é um desafio e tanto…

  2. Paloma says

    Realmente estamos vivendo um período onde a sociedade está cada vez mais doente e fragilizada psicologicamente. Voltar-se para si,observar nossas escolhas a analisar o que de fato estamos querendo para nossas vidas é uma forma de buscar o equilíbrio emocional. Excelente texto!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.