Como Uma “Simples” Ação Pode Gerar Grandes Resultados?

0 323

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Muitos nascem com uma facilidade tremenda para criar, mudar, fazer e desafiar o mundo com suas ideias. Porém, não são todos que trazem esse espírito empreendedor, facilmente. Muitos descobrem seu verdadeiro potencial ao tentar solucionar problemas.

Certa vez na fábrica de pasta de dente Kolynos (atual Sorriso), em meados dos anos 80, a indústria precisava aumentar o número de vendas de suas mercadorias. Mas como fazer isso acontecer? Pensaram em incontáveis soluções: investir em ações de marketing, promoções, comerciais, entre muitos outros projetos, mas nada solucionou o enigma.

Em uma determinada reunião com a equipe, uma funcionária, teve uma ideia e compartilhou com o grupo. Ela sugeriu o aumento do furo de saída da pasta, pois assim, quando o cliente apertasse o tubo, expeliria maior quantidade o que iria ocasionar o fim do produto mais rápido. Na época, os furos do tubo eram menores dos conhecidos nos dias atuais e a partir dessa ação, as vendas subiram significativamente porque houve um aumento no consumo. E a funcionária foi recompensada, levando os merecidos méritos.

Um simples ato que gerou solução e que foi apresentada por uma pessoa que até aquele momento, não havia encontrado oportunidade de mostrar seu talento. Apesar de não parecer uma conquista milionária, foi uma grande solução para um problema. Não precisamos fazer algo espantosamente estrondoso. Se fizermos algo pequeno, com criatividade e inovação, a prática levará ao desenvolvimento de experiências no ciclo de melhoria contínua.

Existem técnicas que facilitam a resolução de problemas. No case da Kolynos, nota-se que uma solução aparentemente simples, gerou bons resultados. Pontuarei alguns dos conceitos que acredito ser a essência para solucionar determinado problema:

  • Manter a calma. Não saia atirando possíveis soluções aleatoriamente sem ter uma consistência. Respire, oxigene o cérebro e tenha paciência para entregar uma solução viável;
  • Analise o cenário. Tenha em mente que um problema, não necessariamente ocorre de forma isolada, muitas vezes existe uma série de fatores interligados. Entenda como funcionam os mecanismos e só assim, terá maior assertividade para chegar a uma possível solução.
  • Elabore soluções considerando as normativas da empresa.Use a criatividade, mas dentro dos parâmetros possíveis de serem alcançados, caso contrário poderá desencadear outros problemas. Crie algo mensurável e que possa ser realizado.
  • Monte um plano de ação. Ao se tratar de solucionar problemas, as etapas devem ser realizadas com eficiência e eficácia.
  • Avalie as soluções aplicadas. Coloque em prática e aja de maneira corretiva. Se necessário, incremente outras soluções.

Existem ferramentas que irão ajudar a encontrar soluções mais adequadas para resolução de problemas: 5W2H, softwares, o uso de metodologias como o Canvas, investir na comunicação, reuniões de brainstorming, mentorias etc. Cada problema possui particularidades e exige atitudes e ações diferentes. Não existe um padrão a ser seguido, mas considerar as variáveis que envolvem o problema podem ajudar a encontrar a melhor alternativa a ser aplicada.

Resolver problemas é entender o que ocorre e montar uma estratégia para matar o “mal pela raiz”. O controle emocional é extremamente necessário, afinal é difícil ter um bom raciocínio quando agimos por impulso e não pela razão. E não pense que erros só acontecem uma vez.

Esteja preparado, pois problemas aparecem sempre. Agora que já sabe como deve proceder, comece agora mesmo a pensar numa solução para o problema que te incomoda. Vamos lá?

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.