Conheça o Processo de Seleção das Universidades Americanas

0 444

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Mit, Harvard e Yale são algumas das mais conceituadas universidades do mundo, todas localizadas  nos Estados Unidos. Mas qual é o caminho para chegar até elas? Escolhi esse tema hoje para esclarecer as dúvidas de quem está cogitando em aplicar para essas Instituições.

O processo de Admission norte-americano é bem diferente do brasileiro, pois o candidato deve se preparar pelo menos durante os três anos do ensino médio para ter boas chances de admissão.  Primeiramente, vou explicar como ocorre o processo de aceitação em si, de forma rápida e resumida, depois, em outro post, entrarei em mais detalhes sobre como aumentar as chances de ser admitido.

O processo geralmente começa no início de agosto.Aas universidades e instituições utilizam plataformas online, como o Common Application, ou particulares, como é o caso do MIT  que utiliza o MyMIT para o envio de todos os tipos de documentações necessárias para análise.

Para se candidatar é requerido do aluno o envio de:

-  duas cartas de recomendação dos professores do ensino médio que conheçam de forma significativa o candidato. Essas cartas geralmente são pedidas para serem escritas por um profissional de exatas e a outra por uma da área de humanas ou biológicas.

-  carta de recomendação do diretor da escola sobre o aluno.

-  envio do histórico escolar. Nesse tópico existe um pequeno detalhe: o aluno pode enviar o School Report (histórico escolar dos três anos do ensino médio), aquele que recebemos quando concluímos o ensino médio, e o Mid- Year Report, esse Mid-Year é requerido, mas não obrigatório para os brasileiros, porque nos Estados Unidos o ano letivo funciona de forma diferente, acabando em agosto, assim os alunos que não tem todas as notas no School Report por não terem terminado o High School no final do processo, podem enviar o uma grade de notas parcial.

- notas das provas SAT ou ACT, SAT Subject Tests e Toefl (é importante o candidato se informar sobre quais provas são requeridas para as universidades, pois isso varia)

- o famoso Essay, a minha parte preferida, diga-se de passagem. É aqui que o candidato se revela para o Admission Office. No Common Application são disponibilizados temas para o aluno, além de perguntas específicas que fica a critério de cada universidade. O MIT utiliza outro método: são feitas 15 perguntas específicas que revelam para o comitê de admissão o perfil dos alunos. Ambos métodos são muito satisfatórios para quem quer contar mais sobre a própria história.

- portfolio. Esse não é obrigatório, mas pode servir como diferencial; alunos com habilidades específicas devem enviar. Esses portflios podem ser submetidos nas áreas de dança, teatro, música, esportes e pesquisa. Nem todas instituições o requerem.

As datas das provas do SAT , ACT , SAT II e Toefl são muito flexíveis. Elas ocorrem durante o ano todo, e uma dica importante é que, mesmo que o estudante faça as provas no final do ensino médio, nos meses de dezembro e janeiro essa notas ainda serão contadas pelo comitê avaliador, desde que feitas dentro das “deadlines”(prazo final).

O custo do Application varia, muitas variáveis interferem, como o número de universidades que o candidato aplica, a quantidade de material extra enviada. O aluno pode requerir isenção de taxas, caso não possua condições financeiras favoráveis. Em resumo, o processo geral gira em torno de 5.000 reais.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.