Conheça o Processo de Seleção das Universidades Americanas

Google

Mit, Harvard e Yale são algumas das mais conceituadas universidades do mundo, todas localizadas  nos Estados Unidos. Mas qual é o caminho para chegar até elas? Escolhi esse tema hoje para esclarecer as dúvidas de quem está cogitando em aplicar para essas Instituições.

O processo de Admission norte-americano é bem diferente do brasileiro, pois o candidato deve se preparar pelo menos durante os três anos do ensino médio para ter boas chances de admissão.  Primeiramente, vou explicar como ocorre o processo de aceitação em si, de forma rápida e resumida, depois, em outro post, entrarei em mais detalhes sobre como aumentar as chances de ser admitido.

O processo geralmente começa no início de agosto.Aas universidades e instituições utilizam plataformas online, como o Common Application, ou particulares, como é o caso do MIT  que utiliza o MyMIT para o envio de todos os tipos de documentações necessárias para análise.

Para se candidatar é requerido do aluno o envio de:

-  duas cartas de recomendação dos professores do ensino médio que conheçam de forma significativa o candidato. Essas cartas geralmente são pedidas para serem escritas por um profissional de exatas e a outra por uma da área de humanas ou biológicas.

-  carta de recomendação do diretor da escola sobre o aluno.

-  envio do histórico escolar. Nesse tópico existe um pequeno detalhe: o aluno pode enviar o School Report (histórico escolar dos três anos do ensino médio), aquele que recebemos quando concluímos o ensino médio, e o Mid- Year Report, esse Mid-Year é requerido, mas não obrigatório para os brasileiros, porque nos Estados Unidos o ano letivo funciona de forma diferente, acabando em agosto, assim os alunos que não tem todas as notas no School Report por não terem terminado o High School no final do processo, podem enviar o uma grade de notas parcial.

- notas das provas SAT ou ACT, SAT Subject Tests e Toefl (é importante o candidato se informar sobre quais provas são requeridas para as universidades, pois isso varia)

- o famoso Essay, a minha parte preferida, diga-se de passagem. É aqui que o candidato se revela para o Admission Office. No Common Application são disponibilizados temas para o aluno, além de perguntas específicas que fica a critério de cada universidade. O MIT utiliza outro método: são feitas 15 perguntas específicas que revelam para o comitê de admissão o perfil dos alunos. Ambos métodos são muito satisfatórios para quem quer contar mais sobre a própria história.

- portfolio. Esse não é obrigatório, mas pode servir como diferencial; alunos com habilidades específicas devem enviar. Esses portflios podem ser submetidos nas áreas de dança, teatro, música, esportes e pesquisa. Nem todas instituições o requerem.

As datas das provas do SAT , ACT , SAT II e Toefl são muito flexíveis. Elas ocorrem durante o ano todo, e uma dica importante é que, mesmo que o estudante faça as provas no final do ensino médio, nos meses de dezembro e janeiro essa notas ainda serão contadas pelo comitê avaliador, desde que feitas dentro das “deadlines”(prazo final).

O custo do Application varia, muitas variáveis interferem, como o número de universidades que o candidato aplica, a quantidade de material extra enviada. O aluno pode requerir isenção de taxas, caso não possua condições financeiras favoráveis. Em resumo, o processo geral gira em torno de 5.000 reais.

Google

1 Comentários
  1. […] Conheça o Processo de Seleção das Universidades Americanas […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.