Criando Bons Hábitos

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O dicionário Aurélio define hábito como uma prática frequente, ou seja, algo que fazemos rotineiramente.

Somos tentados a não fazer coisas que exigem esforço ou determinação longa, afinal, para que praticar atividade física se o sofá é tão confortável? Para que se dedicar aos estudos se as séries são tão mais atraentes? Esses e outros maus hábitos são desenvolvidos sem muito esforço, e a pergunta que fica é: como desenvolver bons hábitos?

Desenvolver novos hábitos não é fácil, mas é perfeitamente possível. Devemos ter em mente que qualquer hábito que você deseja ter será construído através de muita disciplina. De acordo com psicólogo Jeremy Dean, autor do brilhante livro “Making Habits, Breaking Habits: Why We Do Things, Why We Don't, and How to Make Any Change Stick”, um novo hábito se desenvolve em média com 66 dias de prática. É claro que existem variações desse número. A pesquisa de Dean sugere que criar o hábito de beber algo toda manhã leva em média 20 dias, já exercícios físicos levam mais de 80 dias para se tornarem um hábito.

Calma, não é hora de desistir de realizar a tão sonhada mudança de vida. Siga firme em seu propósito, decida mudar e comece imediatamente! Quantas vezes você já colocou uma promessa de fim de ano em um papel e não cumpriu? A quantos anos a mesma promessa está lá e não sai do papel? Isso acontece por um motivo muito simples: as pessoas querem mudar, mas não se posicionam e partem atrás da mudança. Vem o comodismo e tudo se mantem da mesma forma.

Muitas pessoas me procuram por estarem frustradas porque por algum motivo foram impactadas e decidiram criar um novo hábito. Por alguns dias o calor das emoções as fizeram seguir com a disciplina, mas logo após a animação passar, elas não conseguiram manter o propósito, e tudo voltou a ser como era antes. Isso acontece porque nos prendemos demais ao campo sentimental, mas foco e disciplina nem sempre transitam por este caminho. Devemos compreender racionalmente a importância do motivo que nos faz querer mudar, caso contrário dificilmente conseguiremos.

Outro erro comum que as pessoas cometem ao começar a desenvolver novos hábitos é querer mudar todas as áreas da vida de uma vez só. Infelizmente essa não é a melhor forma, afinal, já é trabalhoso você se disciplinar para algo específico, imagina só para diversas áreas ao mesmo tempo. Escolha o mau hábito que mais tem te incomodado e atrapalhado sua vida e comece por ele, de preferência de uma forma bem natural. Se você quer começar a fazer atividade física e detesta acordar cedo, procure um tempo pela tarde e acrescente na sua rotina. Se deseja mudar seus hábitos alimentares, comece organizando seus horários de alimentação. Quando você menos esperar já vai estar habituado a almoçar sempre no mesmo horário ou ir à academia nos mesmos dias, e seu corpo vai pedir por isso.

Comece hoje mesmo a mudança que deseja. Imannuel Kant diz que: “Toda reforma interior e toda mudança para melhor dependem exclusivamente da aplicação do nosso próprio esforço”.

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