Estilos De Aprendizagem: Identifique Sua Maneira De Estudar

0 359

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

E aí, tudo bem?

Já ouviu falar sobre estilos de aprendizagem? Já teve aquela sensação de estar estudando da maneira errada? Parece que por mais que você se dedique muito, aquelas informações, aquele conhecimento não entra em sua cabeça.

Não, você não é burro! O que pode estar acontecendo é que você não está estudando no seu melhor estilo de aprendizagem. Cada pessoa tem seu estilo de aprendizagem e muitas das vezes é por isso que os estudos parecem não render tanto.

Sempre falo que algo que ajudaria muito o ser humano é se conhecer. E isso inclui sua melhor maneira de aprender. Nem todas as pessoas aprendem da mesma forma. Enquanto algumas assimilam melhor as informações apenas escutando uma aula, outras se concentram melhor lendo ou colocando a teoria na prática. Essas diferenças fazem toda a diferença no processo de ensino. Saber seu estilo de aprendizagem, resultará em escolher os métodos certos para aprender, e então, potencializar seus estudos, optimizar seu tempo, consequentemente alcançar seus objetivos.

Vamos ver abaixo um infográfico com os 3 principais estilos de aprendizagem e também um quarto estilo que muitos consideram como um estilo de aprendizagem que é a escrita/leitura.

Leia este artigo até o final, pois no final dele há um teste para descobrir seu estilo de aprendizagem.

estilo de aprendizagem

Estilos de aprendizagem:

 

Visual

O primeiro estilo de aprendizagem que encontramos é o Visual. As pessoas que aprendem através deste estilo de aprendizagem, possuem a necessidade de estudar em silêncio, tendem a falar rápido podendo até interromper as pessoas, aprendem melhor com gráficos e diagramas, podem pensar em formas de figuras, tomam notas detalhadamente, na sala de aula gostam de sentar na frente. Os melhor métodos para se aprender é através de mapas mentais, colorir, sublinhar e circular palavras em anotações, transformar frases em esquemas, desenhar ou grifar informações que precisam lembrar.

Pessoas visuais preferem provas que precisam interpretar gráficos, mapas ou artigos que mostre um determinado processo. Para este tipo de aprendizagem a pior maneira de se fazer uma prova é perguntas e respostas orais.

 

Auditivo

Os auditivos tendem a falar devagar e explicam bem, costumam repetir coisas em voz alta, pensam linearmente, leem devagar, preferem ouvir ao invés de ler informações. Os melhores métodos de aprendizagem do auditivo é repetir oralmente com os olhos fechados, gravar palestras e assistir videos, participar de discussões de grupos, criar associações de palavras para ajudar na memorização.

Pessoas auditivas preferem provas orais, aulas expositivas, seminários ou palestras como forma de avaliação, como tipo de prova. E para eles o pior estilo de prova é a prova tradicional baseada em leitura e escrita com limite de tempo.

 

Cinestésico

Os cinestésicos tendem a ser os que falam mais devagar, aprendem pela prática resolvendo problemas da vida real, preferem resolver na prática, não ficam muito tempo parados, ficam nervosos, ao estudar fazem longos intervalos, sofrem por terem curtos períodos de atenção. Os melhores métodos de aprendizagem dos cinestésicos são: estudar em pequenos bloco de tempo, priorizar aulas práticas, fazer viagens de estudo, estudar em grupo, usar jogos da memória e outros jogos lúdicos para memorizar fatos.

Para os cinestésicos o melhor tipo de prova é as que possuem definições curtas, questões de completar e múltipla escolha. O pior estilo de prova é escrita de longos textos ou testes tradicionais.

 

Cada estudante pode combinar dois ou mais estilos mesmo que haja um predominante. O melhor é que sabendo as vantagens de cada um, o estudante pode, e deve explorar melhor cada uma delas. Quando se têm uma compreensão mais clara de como quer receber informações, é mais fácil escolher o melhor ambiente de aprendizagem, consequentemente o envolvimento com o aprendizado é maior.

E aí, o que achou? Você se identificou com algum estilo de aprendizagem? Está com dúvidas? No link abaixo você encontrará o teste VARK, que é baseado na teoria VARK (sigla para os estilos de aprendizagem em inglês: visual, auditive, eeading e kinesthetic) uma das principais teorias a  respeito da aprendizagem. Faça o teste e descubra seu estilo.

Gostou deste artigo? Curta, compartilhe e deixe seu comentário.!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.