Eu E O Tempo, O Tempo E Eu…

0 28

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Atualmente, é muito comum falarmos e ouvirmos: "não tenho tempo para nada, meu dia deveria ter 48 horas, o tempo está passando cada vez mais rápido". Será isso mesmo? Ou será que estamos assumindo compromissos demais, estabelecendo prazos curtos para concluir as tarefas ou executando atividades sem planejamento?

Bom, o fato é que, devido à sensação de tempo cada vez menor, frequentemente, estamos mais vulneráveis a ansiedade, ao estresse e em casos mais graves, da infelicidade. Por acharmos que estamos naufragados em tantos afazeres, a qualidade de vida que é tão propagada, parece ser uma lenda.

Todos esses sentimentos são advindos da má administração do tempo. Seja por fatores internos (maus hábitos pessoais) ou externos (influência de terceiros), o dia ainda tem 24 horas e você é um só, mesmo que se julgue um ser polivalente ou multidimensional. Vale lembrar que como humanos, temos limitações diversas e não adianta querer fazer tudo de uma só vez, pois o máximo que vai conseguir é não concluir nada, e ainda, perder o foco.

Conheçamos alguns fatores internos e externos, os quais têm a função de tornar os nossos dias improdutivos:

  • Fatores internos: desorganização pessoal; indecisão; indefinição de objetivos ou prioridades; falta de planejamento diário; desconcentração.
  • Fatores externos: reuniões improdutivas; metas inalcançáveis; inexistência de prazos; excesso de informações; crises de urgências constantes.

É possível fazer mais em menos tempo? Sim. Porém é preciso mudar hábitos. Listo abaixo, alguns passos, para se alcançar maior produtividade pessoal/ profissional:

1- Aprenda a dizer Não. Infelizmente, algumas pessoas não entendem o significado da boa vontade. E por essa razão, aproveitam para delegar suas responsabilidades àquelas pessoas que estão sempre dispostas a ajudar. Preste atenção nos oportunistas, eles estão por toda parte.

2- Analise o tempo gasto em cada atividade e estabeleça o tempo ideal para executá-la;

3- Quando definir objetivos, enfatize as prioridades. E não esqueça: Nem sempre o importante é urgente;

4- Faça um planejamento diário de ações. Ao final do dia, verifique o realizável e as pendências, para planejar o dia seguinte;

5- Observe se o que você tem feito, realmente precisa ser feito.

Independente de qual for o fator que mais afeta a produtividade do seu dia, esteja sempre disposto a combatê-lo, porque Tempo é um recurso irrecuperável. A filosofia do tempo produtivo consiste em:

Tarefas planejadas

Em um determinado espaço de tempo, com

Metas alcançáveis,

Prioridades definidas que resultará (ão) em:

Objetivo (s) alcançado(s).

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.