Ingresse em Universidades Americanas – Conheça Dicas Valiosas Sobre o SAT

0 241

Hoje vamos detalhar os exames escolares americanos cobrados dos candidatos para ingressar nas universidades. No texto anterior eu expliquei de forma rápida e simplificada o processo total do application, e agora vou falar como funciona cada etapa.

Além das cartas de recomendação e todos os materiais extras aos quais eu me referi anteriormente, existem as provas padronizadas, como o SAT, que comumente é comparado ao Enem. Desde já, digo que este texto irá focar nas provas do SAT e SAT Subject Tests, pois não tive experiência com o Toefl ou com o ACT. O que posso adiantar é que a inscrição para todas essas provas é feita através dos sites e certifique-se que a nota obtida será enviada para a plataforma usada pela universidade que você está aplicando. Por exemplo, se você irá aplicar para Harvard e fará o SAT, selecione “Harvard “ num campo do site College Board ( pois é pelo College Board que você se inscreverá tanto no SAT como SAT II ou Subject Tests), assim sua pontuação será enviada automaticamente para o Common Application assim que estiver disponível.

Há dois tipos de provas: o SAT comum e o SAT II (Subject Test). Basicamente metade da prova é composta por gramática e a outra de matemática. Para os alunos que tem facilidade com exatas a prova de matemática é milhões de vezes mais fácil do que as provas de vestibular brasileiro. Quando eu as fiz , estava me preparando também para o Enem, para a Fuvest e Unicamp. Acabei gabaritando a prova de matemática do SAT, pois realmente é bem tranquila.

Sugiro que os candidatos usem o Khan Academy, um portal online que oferece treinamento pro SAT, pois as questões são muito similares das da prova original, o modelo é o mesmo e você vai conseguir se preparar satisfatoriamente para o dia que for fazer o exame.

Em relação a prova de gramática o grande inimigo é o tempo. Você terá que adotar uma estratégia para chegar a resposta correta sem perder tempo, pois cada questão tem que ser respondida em 10 segundos. Outra vez reforço, a Khan é um ótimo lugar para se preparar, tanto para matemática, quanto para gramática.

A prova em si é subdividida em seções, na de matemática, por exemplo, existirá um momento em que você poderá usar a calculadora e outra parte não. A de gramática é dividida em seções também, as de múltipla escolha e a produção textual. Vou ser sincera, a prova de gramática não é fácil e o candidato deve ter um nível de inglês avançado para fazê-la, até porque ela foi pensada considerando que os candidatos tem o inglês como língua materna, então brasileiros devem se esforçar bastante para realizá-la.

O que levar no dia: Lápis e borracha (caneta não é cobrada), RG, o comprovante de inscrição com foto e local de prova marcado corretamente, calculadora e coisas para comer. Todas essas informações podem ser acessadas no site do College Board.

Para não tornar esse post muito longo, vou falar sobre o SAT II no próximo.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.