Mentoria: O Primeiro Passo Para Ser um Jovem Bem Sucedido

0 367

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Eu estava pensando como de costume em pessoas de sucesso financeiro. Resolvi fazer uma pesquisa simples no Google, pesquisei a lista das dez pessoas mais ricas no mundo, fiz isso não para saber exatamente quem são, mas para entender o que os tornaram o que são.

Fui direto na parte que contava o processo da infância até a juventude desses caras e não me surpreendeu nada, acredite eu já esperava o que vou contar a você e depois explico o porquê. Todos os caras dessa lista declaram que tinham um mentor, alguém que os ensinava como conseguir o que eles queriam.

Talvez você pense que isso é óbvio, porém pare para observar o tanto de pessoas com grandes potenciais, mas que não conseguem realizar nada na vida. Sabe aquele seu colega que tem um talento que você é louco pra ter, mas que pra ele não é nada útil, pois é, eu tenho muitos colegas assim e tenho certeza que se esses caras tivessem um mentor ele ajudaria desenvolver o talento e tornar esse talento rentável.

Um exemplo é meu amigo Danrley, o cara é o gênio do desenho, o cara é um mito, mas isso não gera nenhum dinheiro pra ele. Já disse pra ele mil vezes pra fazer alguma coisa com esse talento, mas até hoje nada, no entanto estou citando ele nesse post pra causar um impacto maior e esse “zé ruela” arrumar um mentor, começar a trabalhar em cima desse talento e utilizar o lucro para me pagar por essa moral. Como prometido vou explicar porque isso não me surpreendeu. Quando li o livro Pai rico, Pai pobre percebi que o foco dele é mostrar a importância de se ter um mentor para ter sucesso, pois se não fosse o pai rico do Robert ele certamente não teria todo sucesso que teve. Muitos conhecem Warren Buffet pela sua grande habilidade em investir, porém poucos sabem que o pai de W. Buffet era corretor da bolsa e não para por aí, o próprio W. Buffet diz que depois de seu pai, Benjamim Graham (economista e investidor profissional, um mito dos investimentos) foi a pessoa que ofereceu mais influência sobre a sua vida. Eu poderia citar inúmeros casos, porém deixo isso para você pesquisar caso duvide da importância de um mentor.

Assistindo a uma palestra do Tai Lopez que tinha como tema: Por que leio um livro por dia, Tai explicava que a importância de ler um livro por dia é que você pode ter não só um, mas milhares dos melhores mentores do mundo. É claro que você não vai ler 365 livros por ano, porém o que o Tai queria dizer é que você precisa ler o máximo que conseguir, todo dia tem que ler um pouco, pois só extraindo a experiência de vários mentores é que você conseguirá ser melhor e alcançar seus objetivos. Leia todos os dias, mas não pare só na leitura, assista palestras, busque audiobooks e podcasts, sugue o máximo de conhecimento que puder, você consegue, acredite.

Você provavelmente está lendo este post porque pretende ter sucesso nos seus empreendimentos e cara acredite você está mandando muito bem, pois muitos querem esse sucesso, mas não param um segundo para estudar, não planejam seus passos, não evoluem seus talentos e como resultado vem só a decepção. Mas para entender melhor, você precisa buscar um mentor em cada área que você quer melhorar, para que cada mentor agregue em você mais conhecimento, facilitando sua caminhada, pois o conhecimento evita que você cometa erros.

Agora vamos colocar a imaginação pra trabalhar, pois imaginar ajuda no aprendizado. Imagine que Joãozinho quer ser um grande jogador de futebol, ele tem habilidade, porém não consegue nada além de jogar no time da escola ou algumas peladas no bairro. Se Joãozinho procurar alguém que entenda de futebol, certamente essa pessoa só vai conseguir ensinar a Joãozinho como melhorar suas habilidades no futebol, mas ai que está o problema e o erro da maioria dos que sonham em ser jogador de futebol, eles deveriam procurar um empresário sério e aprender como vender seu futebol.

Sabe aquela raiva que te dá de ver um monte de perna de pau na TV jogando em time grande, pois é meu irmão a maioria deles tem bons empresários (mentores). Entenda que para Joãozinho ter sucesso ele vai ter que contar com o cara que manja de futebol, para evoluir como atleta, porém para chegar em grandes times não basta jogar bem.

Você pode tirar da história de Joãozinho que limitar o número de mentores é uma burrice, tenha os melhores a sua volta, aliás você quer ser o melhor, então busque ter os melhores mentores, mestres e professores. Conhecimento está ligado sim ao sucesso, pois como Mauro Halfeld diz no livro investimentos “o conhecimento é a chave para o sucesso”. Bill Gates, Carlos Slim e muitos outros são exemplos de homens que possuem muito conhecimento em empreender, investir e administrar, porém esse conhecimento que eles adquiriram não nasceu na mente deles, eles absorveram de livros, de mentores, colegas, professores e etc.

Uma vez li uma frase que dizia: Você é a média das pessoas que você mais convive. Perceba que essa frase faz todo sentido, afinal você provavelmente não tem 5 vizinhos ou ao menos pessoas que morem perto da sua casa que tenham salários ou rendimentos 10 vezes maiores que os seus ou dos seus responsáveis. Normalmente a gente anda com pessoas com as mesmas condições que nós, ou com algum espertinho que tem uma condição pior e cola com você pra tentar melhorar. Esse cara esperto está mandando muito bem, porquê é exatamente o que eu aconselharia a você. Não estou dizendo pra menosprezar seus amigos que ganham menos, mas busque pessoas com as quais você queira parecer e ande com elas para aprender.

Se quer aprender investir, ande com quem investe, se pretende montar um negócio procure alguém que conseguiu montar um bom negócio, sempre procure os melhores, afinal você não quer ficar para trás.

Algo importante é você lembrar que existem pessoas em situações piores e que você pode ser o mentor dessas pessoas, então evolua. Porém ajude alguém a crescer, eu estou escrevendo porque sei que isso pode mudar a vida de pessoas que as vezes não tem essa informação e estão cheias de talentos pegando poeira. Se você acha que não tem talento nenhum é porquê ainda não se ligou nas coisas que você faz, mas já adianto que um mentor pode descobrir suas habilidades bem mais rápido que você. Portanto meu camarada, observe quem são as pessoas que possuem habilidades que você quer ter e corra até elas e peça ajuda.

Infelizmente alguns dos melhores já não estão entre nós, ou você não tem contato com essas pessoas, então o que podemos fazer no primeiro caso é ler o que eles escreveram, ouvir o que diziam e entender como faziam as coisas, no segundo caso é Networking, sem mais, é necessário chegar até essas pessoas independente de quem seja. Vá criando um rede de contatos até atingir as pessoas que você deseja e enquanto isso pesquise o que essas pessoas já produziram e estude, conhecimento depende de ação e se quer ter sucesso precisa agir urgentemente e manter isso pra sempre. Lembre-se o importante é você descobrir o que tornou essa pessoa o que ela é/foi e aplicar isso na sua vida.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.