O Modelo Smart Para Criar Metas Inteligentes

0 238

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Não deve ser novidade para ninguém que ter metas na vida é fundamental para alcançar seus objetivos. Vale ressaltar ainda, que apesar de muita gente confundir esses dois termos, existe uma grande diferença entre eles. O objetivo é algo que se pretende alcançar, ou seja, um propósito. Já as metas, podem ser entendidas como o caminho e/ou as tarefas que deverão ser realizadas para chegar ao seu objetivo. Entendeu a diferença?

Porém, para tudo dar certo é preciso se planejar e ter um bom plano de ação para nortear as ações que irão te conduzir ao resultado final. E é aí que podemos aplicar o modelo SMART, que possibilita a criação de metas inteligentes.

O que é o modelo SMART?

O modelo SMART consiste em estabelecer metas de forma específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

S: Específico

Especificar suas metas é primordial. Para isso você precisa pensar nas seguintes perguntas: Quem está envolvido? O que realizar? Por que realizar? Onde realizar? Essas questões irão ajudar a ter clareza e ser mais assertivo em relação a descrição da sua meta. Uma outra ferramenta que pode te ajudar nesse momento é o 5w2h.

M: Mensurável

Tenha alguma referência em sua meta para que seja possível medir o seu progresso, identificar o quanto você já alcançou. Exemplo: Se sua meta é poupar 10% da sua renda mensal, depois de 3 meses o quanto você conseguiu?

A: Atingível

Não caia na besteira de estabelecer uma meta que você sabe que não vai dar conta. Estabeleça metas que você sabe que com seu esforço você vai atingir. Quando se estabelece uma meta inalcançável, você só aumenta a sua frustração e alcança 0 (zero) resultado.

R: Relevante

Que ações são relevantes para cumprimento da sua meta? Exemplo: Se a meta de uma pessoa é aprender um novo idioma, que ações são relevantes? Estudar 1 hora por dia, assistir filmes sem legenda, exercitar a conversação são algumas opções. Entenda como relevante, todas as ações importantes de serem realizadas porque estão diretamente ligadas aonde se pretende chegar.

T: Temporal

Para toda meta, um prazo. Estabeleça um tempo para o cumprimento de sua meta. Eu quero perder “x” kgs, ok…mas até quando? Meta sem prazo é desejo.

Agora que você teve acesso a essa dica de sucesso, que tal usar esse modelo para estabelecer as metas de 2019?

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.