Movimento de Mudança: Entendendo o Gemba

0 91

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Mudança, do verbo latino mutare, que significa: “mudar", "trocar de lugar", "alterar”.

Lembro-me das minhas primeiras atitudes que me levaram a uma mudança positiva e imediata, no cargo em que estava no meu primeiro trabalho: ter a mentalidade de mudança sempre e expor minha perspectiva como operador. Mostrar os pontos em que a melhoria proposta não se encaixava no processo e não apenas apontar os problemas, mas sempre ter a mentalidade focada na solução, voltada para formas de mudar e melhorar o cenário atual.

Quando investimos tempo e recurso para debater sobre as diferentes realidades que estão sendo vivenciadas dentro de um movimento de transformação e mudança, temos a oportunidade de quebrar o "piloto automático" do processo. E dessa forma, conseguimos ampliar nossa possibilidade de realizar uma mudança autêntica em nossas organizações e no nosso próprio pensamento, crenças e ações; bem como, considerar a complexidade dos sistemas e as perspectivas das pessoas envolvidas.

Várias mudanças dentro de uma organização são planejadas e detalhadas em reuniões e planilhas, mas uma das principais tarefas dentro da filosofia Lean é o Gemba (uma palavra japonesa que significa local real ou o lugar onde a virtude ou a verdade seja encontrada). No ambiente de negócios, o Gemba é muitas vezes, referido como o lugar onde o valor é acrescentado. Por exemplo, em uma fábrica, o chão de fábrica (setor operacional) é onde se agrega valor.

 
Entendendo o Gemba
 

Muitas vezes, os movimentos de transformação e mudança não são bem compreendidos em nossa vida pessoal, empresa ou no próprio negócio. E acabam não sendo bem sucedidos por ignorarmos uma questão essencial: o ponto atual e a realidade são uma percepção concreta. Por isso, precisamos construir um relacionamento que possibilite o diálogo, para engajarmos um grupo de pessoas, incluir e ouvir as diferentes perspectivas da realidade e conectá-las a um objetivo comum para o negócio.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.