Nós Somos as Nossas Escolhas

0 734

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Constantemente, converso com pessoas que estão infelizes em algum aspecto de suas vidas. Seja no relacionamento familiar/amoroso, no trabalho, com a profissão que escolheu, com o país onde vive... Enfim, os motivos são os mais diversos. O fato é que existe algo incomoda, que tira a paz e muitas vezes, ofusca a missão de viver e poucos têm coragem de pagar o preço e fazer novas escolhas. Porém, algo que não podemos esquecer é que até mesmo quando nos acomodamos, ainda que inconsciente, fizemos uma escolha: escolhemos não fazer nada.

Viver é escolher! O tempo inteiro, consciente ou inconscientemente, estamos fazendo escolhas. Vamos fazer um teste? Você programa o despertador para tocar às 06:00 da manhã, pois às 08:00 você tem que estar na empresa onde trabalha. Quando ele toca, subjetivamente, ele está dizendo: hora de levantar, o trabalho te chama. Logo, você decide sair da cama ou continuar nela. Seja qual for a razão que leve você a trabalhar, naquele momento, a ação a ser realizada é fruto da sua decisão, portanto, processo de escolha em xeque.

Infelizmente, a maioria das pessoas tem o hábito de culpar alguém por algo que não está bem. Exemplos?

1-A política no Brasil é uma vergonha! Os políticos não defendem os direitos do povo! Eu concordo, mas quem elegeu os políticos? A maioria dos eleitores brasileiros.

2-A empresa que eu trabalho não me valoriza! Sério? E por que você mesmo não faz isso? Só existe uma empresa para se trabalhar? Será que não passou da hora de você fazer novas escolhas? Enxergar novas possibilidades?

3-Meus professores não ensinam nada! E por que você não busca o conhecimento de outras formas?

Caros leitores, o que quero mostrar com esses exemplos é que em tudo na vida existem várias e inúmeras possibilidades, e escolher é indispensável. Entretanto, muitos resistem a assumir a função “eu sou o único responsável pelas minhas escolhas” e inconscientemente, optam em viver reclamando, pois é mais fácil e confortável para o ego colocar a culpa em algo ou alguém pelas coisas não estarem muito bem. É sempre importante lembrar que pouca coisa ou nada muda enquanto nos colocamos como coitadinhos, como mais uma vítima do sistema e ficamos no “mimimi”. Quando alguém faz afirmações do tipo: nada para mim dá certo, isso nunca vai mudar, a política no Brasil nunca será democrática de verdade, minha vida não tem jeito...é tudo verdade! Sabe por quê? Porque essa pessoa já desacreditou do seu poder de fazer escolhas, em sair da zona de conforto, de recomeçar, de se reinventar, quebrar paradigmas!

Abaixo, listei umas frases inspiradoras para você refletir sobre as escolhas:

1-Eu sou quem eu sou hoje, por causa das escolhas que eu fiz ontem. (Steven Covey);

2-Podemos tentar evitar de fazer escolhas através de não fazermos nada, mas mesmo isso é uma decisão. (Gary Collins);

3-A filosofia de uma pessoa não é melhor expressa em palavras; ela é expressa pelas escolhas que a pessoa faz. A longo prazo, moldamos nossas vidas e moldamos a nós mesmos. O processo nunca termina até que morramos. E, as escolhas que fizemos são, no final das contas, nossa própria responsabilidade. (Eleanor Roosevelt);

4-Creio que somos resultado de nossas escolhas. Temos essa liberdade, livre arbítrio que faz com que sejamos encaixados dentro de um princípio: Plantamos, logo colhemos. (Flávio Augusto).

Às vezes, pode demorar um pouco para percebermos que somos autores e protagonistas de nossas histórias. Ter coragem e assumir riscos, fazer algumas escolhas e errar, ouvir um pouco a voz do nosso coração e tentar um novo caminho...tudo isso deve fazer parte da nossa caminhada.

Sabe aquele sonho, aquela mudança ou conquista que você tanto quer? Pode estar exatamente naquela escolha que você ainda não fez!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.