O Poder Da Resiliência

0 112

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Quem nunca passou por um momento de desespero, no qual as coisas nunca pareciam dar certo? Quem nunca se viu numa situação difícil e apenas desejou fugir, abandonar o navio, desaparecer? Quem nunca pensou em desistir e deixar para trás os seus sonhos quando eles pareciam ser grandes demais para você conquistá-los?  Quem nunca deu o seu melhor para conseguir algo, mas ele não foi suficiente?

Pois é! Inúmeras vezes na nossa vida passamos por momentos assim. Estamos a todo tempo sendo desafiados, sendo testados para saber como lidar com situações desse tipo. Muitos sentem medo e paralisam, afinal de contas, tudo o que fizeram ou pensaram em fazer deu errado, mesmo tendo as melhores das intenções.

Alguns até tentam recomeçar, mas desistem no meio caminho frente aos obstáculos encontrados. Enquanto outros, saem bem mais fortes e sábios, pois sabem ressignificar essas experiências, encarar seus erros e aprender com eles e, não importa a quantidade de vezes que serão necessárias para acertar, eles irão persistir.

Vocês devem está se perguntando agora: qual o diferencial das pessoas resilientes?

Como psicólogo, posso dizer que a resiliência é uma característica dos indivíduos para lidar com problemas, situações de adversidade, adaptar-se ao ambiente e às mudanças que nele aparecer, enfrentando dificuldades e saindo mais fortes.

As pessoas resilientes conseguem enxergar o problema com outro olhar, pensando no que podem melhorar a partir deles e no aprendizado que podem adquirir. Estão sempre pensando positivo, renovando a sua percepção do mundo e de si mesmos.

Mas, como eu posso ser mais resiliente? Ah, essa é fácil!

  • Procure no seu dia a dia focar em coisas positivas. Pensamento positivo é "tudo". Sei que em algumas situações isso possa parece difícil, mas com o tempo você aprende.
  • Não sofra com as mudanças. Aceite e se adapte ao novo.
  • Se autoconheça e trabalhe sua autoestima. Quando temos confiança em nós mesmos, não precisamos nos preocupar com as adversidades que surgem no meio caminho, pois sabemos lidar com elas.
  • Seja criativo. Pessoas resilientes conseguem pensar em diversas maneiras para enfrentar seus problemas.

Agora é com você!

   

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.