O Poder do Networking

O Netwotking é uma expressão em inglês que quer dizer rede de contatos, cujo objetivo é se conectar a outras pessoas e desenvolver relações profissionais, obter informações e troca de aprendizado.
0 193

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

 O Networking é uma expressão em inglês que representa rede de contatos, cujo objetivo é se conectar a outras pessoas  para desenvolver relações profissionais, obter informações e troca de aprendizado.
Confesso que nunca havia perguntado ou pensado nesse assunto, pois sempre fui aquele cara tímido (muito tímido) e que não acreditava ser possível mudar esse aspecto. Mas durante minha educação, diversos professores destacaram a importância dos contatos, até fiz cursos de PNL (Programação Neurolinguística) e li alguns livros para melhorar minha oratória, mas sem muito sucesso. Como eu consegui mudar isso? O que me deu todo poder foi a internet. Estar por trás de uma máquina me deu "mais segurança", já que ninguém pode me encarar e perceber toda minha timidez, até ganhar a confiança desse mentor ou contato ir para o lado do face a face. Porém, é importante destacar que o poder dado pela  internet tem seus dois lados: pode ser extremamente nocivo se usado de forma inadequada (como vemos casos de racismo, intolerância religiosa, homofobia, etc) ou  algo benéfico se você utilizá-lo como uma ferramenta para aumentar seus contatos e criar coisas positivas. Enquanto temos tantos casos de “infantilidade” online, o melhor a fazer é explorar o lado mais positivo que a internet pode proporcionar e com isso aumentar seu networking, ter contato com seus mentores e aprender cada dia mais e como resultado de tudo isso, ter muitas coisas positivas agregadas em sua vida, eu sou exemplo vivo disso! Como fazer networking? Seguem algumas dicas que eu pratico na minha vida e que me proporcionou muitas coisas bacanas: Não tenha vergonha. Seus mentores, as pessoas que você quer conectar e manter contato são pessoas como você, eles também tem 24h no seu dia, eles têm preguiça, sono, desânimo e muitas vezes precisam de alguém para conversar, para dar opinião, dica, enfim, ajudar. Eles também gostam de dar dicas e ajudar pessoas interessadas no que eles têm a dizer, assim como você! Gere valor. Ajude, dê seu palpite, seja verdadeiro e queira ajudar (SEM QUERER OU COBRAR NADA EM TROCA). Isso irá gerar uma corrente muito positiva, você encontrará pessoas incríveis, receberá dicas incríveis e terá um bom bate papo com pessoas que você admira. Não crie expectativas. Não espere um trabalho com seu mentor e não corra o risco de forçar a barra para algo. Nesse aspecto cabe cautela, analise o nível de amizade que foi criado, etc. Outro aspecto importante é o de manter contato mesmo sem ter algum projeto ou dica. Mande um "oi" para manter a amizade e isso vai mostrar que você não tem  interesse somente quando precisa de algo, além de te permitir trocar ideias.  

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.