A Educação Como Elemento-Chave Para o Sucesso

0 240

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Quanto maior e mais forte a sua base, mais alta poderá ser sua construção, lembre-se disso! Pois muitas pessoas não conseguem ter sucesso por falta de bases firmes que sustentem tudo o que elas sonharam. Se você sonha grande, não pode fugir da tarefa de preparar uma base grande e firme para o seu empreendimento, pois se você fizer assim estará agindo como um desinformado (caso tenha a informação é burrice mesmo), simples assim.

Quantas obras gigantes que já caíram porque engenheiros fugiram do compromisso de usar materiais de qualidade e gastar tempo trabalhando na estrutura, pensando que estavam economizando, acabaram ferindo pessoas e tendo que pagar muito mais caro do que inicialmente pagariam. É melhor gastar muito tempo fazendo algo certo do que ter que gastar o dobro do tempo consertando o que fez errado. Essa frase parece simples, mas pare pra imaginar em algo mais caro que uma obra civil: sua vida por exemplo - Você só tem uma e se fizer errado não vai ter mais tempo para consertar o que fez, não estou dizendo que na vida não podemos ou não vamos errar, mas precisamos evitar ao máximo os erros e isso só é possível com conhecimento. Construir bases fortes, pois o conhecimento nos faz ganhar tempo.

Muitos podem discordar da necessidade da escola e dizer que podemos estudar em casa (Home School) e através de nossos pais formar essas bases, mas eu sou um pouco contra isso e o motivo é simples, relação interpessoal. Os pais são essenciais para a formação, porém não serão só eles os agentes desse processo, é necessário contato com outras pessoas com os mesmos desafios, sonhos, características, na minha opinião: “em casa as relações com nossos parentes podem ser pequenas em relação a desafios e por isso seria importante uma boa escola para desenvolver certas habilidades, colocar o aluno em contato com novas pessoas, opiniões e desafios sociais”.

Conhecer companheiros novos, se envolver com pessoas geniais que possuam o que compartilhar para que o desenvolvimento seja natural e não forçado. Outro ponto importante é exatamente o tratado anteriormente de se envolver com quem tem alguma coisa para passar, é basicamente assim se você vai estudar em uma escola que os alunos possivelmente sabem menos que você, essa não é a escola adequada para você. Se jogar no meio de pessoas sem perspectivas e que não querem aprender só fará com que você desenvolva vícios ruins e que não serão bons para o seu futuro. Por outro lado se você entrar em uma escola com muita informação para gerar oportunidade, com pessoas mais inteligentes que você, esse será o ambiente perfeito para te desenvolver, isso serve para qualquer nível de educação, do primário ao superior.

Basta você observar porque faculdades como Harvard nos Estados Unidos, ITA no Brasil formam tantos sucessos, pois lá existem concentrações de pessoas com grande potencial que colaboram com o crescimento dos seus alunos, até involuntariamente. A parada é simples, se você está no Brasil e os lugares que você provavelmente irá estudar, na sua opinião, não podem te acrescentar tanto. Caia fora daqui! Busque em outro país e se desenvolva, pois estar em um lugar que não vai te dar a base que você precisa é perder tempo e perder tempo é perder vida e se gosta de lógica pense comigo, perder vida é morrer. Caso você não tenha “grana” pra sair do país não se desespere, pois existem lugares incríveis no Brasil para se desenvolver, basta você pesquisar. Se você quer ter sucesso sempre pesquise os melhores lugares para se estudar, os melhores cursos, as melhores atividades, não se contente com coisas medíocres. Existe uma coisa a se observar, como eu disse: “penso que a escola é o melhor ambiente para formar as bases e evoluir”.

O lugar é um fator determinante, sim na minha opinião, mas caso não consiga chegar nas melhores escolas ou já tenha passado o tempo de se fazer essas escolhas não se apavore, existe solução, porém essa solução é bem mais dura, gasta muito mais energia. Se você lembrar da frase de consertar o que já foi feito, pois é, você precisa correr atrás do que perdeu e endireitar sua obra, pois assim você vai conseguir realizar seus sonhos e ter sucesso nos seus empreendimentos. Pra quem teve dificuldades na formação inicial é de extrema importância um mentor e você vai entender o porquê disso mais à frente nesse artigo, mas entenda, nunca desista dos seus sonhos, trabalhe duro, forme suas bases para que elas sustentem a construção do seu sucesso.

Lá no início, quando comecei a falar desse tema disse que o que se aprende na escola por si só não é o suficiente e aí que está o ponto mais importante desse assunto, a escola só irá formar a sua base e se você parar a construção na base nunca irá desenvolver o seu potencial no nível máximo. E 0 que fazer para isso? Você precisa buscar outras alternativas além da escola. Imagine que você é o engenheiro do seu sucesso e que você não quer de maneira nenhuma que sua obra venha a desaba, você precisa continuar a investir seu tempo buscando meios de para se consolidar e assim evitar que a base não enfraqueça ou seja, buscar sempre outras formas de se desenvolver (livros, cursos, esportes, atividades, etc).

Para você entender melhor basta pesquisar sobre alunos que foram estudar fora do Brasil, as universidades americanas por exemplo, avaliam se o candidato sabe falar inglês obviamente, depois avalia o que ele fez durante a formação dele, se praticou algum esporte, se fez olimpíadas de conhecimento e ganhou medalha, se participou de alguma ONG. Esses  são alguns requisitos para uma pessoa que quer estudar fora e para cada carreira existem requisitos específicos, então se você quer ter sucesso, precisa buscar saber quais são e adquirí-los urgentemente, pois só com todos materiais sua obra poderá ser construída.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.