O Que Você Pode Fazer Para Descobrir Seus Pontos Fortes?

0 47

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Você já teve a sensação de que apesar de se dedicar ao trabalho ou alguma atividade, parece que você não está fazendo aquilo que realmente nasceu para fazer? Você acha que está desperdiçando seu tempo? Ou que você renderia bem mais num setor diferente do que você está atualmente? Essas situações podem ser um sinal de que você não está utilizando todo o potencial dos seus pontos fortes.
Mas, o que são pontos fortes?
São as habilidades e competências que você tem e que são utilizadas para realizar atividades, atingindo resultados acima da média. Em outras palavras, são aquelas características que faz você se destacar em alguma atividade. Por exemplo, quando você é sempre o escolhido para apresentar trabalhos porque fala bem em público, ao invés de ser escolhido para fazer as ilustrações do trabalho. Percebe a diferença?
Imagine um treinador de futebol mandando o Neymar jogar de volante, ao invés de atacante porque ele precisa aprimorar a marcação e "roubada" de bola que são seus pontos fracos. Ou quem sabe, o diretor pedindo à Ana Maria Braga para fazer um programa sobre ficção cientifica, ao invés de um programa de entretenimento. Com certeza os resultados de ambos cairiam muito, porque tais experiências não exploram as verdadeiras potencialidades deles.
Será que você está explorando todo o seu potencial? Você já sabe quais são os seus pontos fortes e como eles têm afetado o seu desempenho? Se liga nas dicas que podem te ajudar a descobrir seus pontos fortes e alcançar melhores resultados.
O que você pode fazer para descobrir seus pontos fortes? 
1. Refletir sobre si mesmo. Pare e reflita sobre o que você gosta de fazer. Quais são as atividades que você desenvolve e nem percebe as horas passando, aquilo que você faz de olhos fechados e com muita facilidade.
2. Escute o que os outros dizem. Muitas vezes, nós só nos percebemos através dos outros, preste atenção ao que as pessoas dizem de você. Não só as qualidades, mas as críticas também, afinal de contas você não tem só qualidades.
3. Tenha iniciativa. Comece por atividades cotidianas, na escola ou na faculdade, tome a frente de uma atividade mostrando como você pode contribuir, se comprometa em fazer o trabalho dentro daquilo que faz parte dos seus interesses e competências. Nas apresentações a mesma coisa, participe de tudo aquilo que tem a ver com a área que você quer trabalhar, quanto mais informações e experiências você adquirir melhor para você.
4. Se arrisque mais. No trabalho, sempre aparecerá alguma oportunidade de mostrar seu potencial. Não tenha medo de colocar em prática, aquilo que você acredita ser a melhor forma de executar uma tarefa, os resultados podem ser surpreendentes. Vale ressaltar que aquele que se destaca não é o que faz tudo que mandam e sim, quem ousa fazer algo diferente. Saia do automático e transforme sua vida.
5. Aprimore seus pontos fortes. Muitas pessoas se concentram em melhorar naquilo que é seu ponto fraco, ao invés de potencializar seus pontos fortes e talvez, esse seja um erro muito comum. Gaste toda a sua energia no que você faz de melhor.  
"Reconhecer o que não te leva para frente já é meio caminho andado." (Autor desconhecido)

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.