Orquestre Seus Objetivos

Google

Já parou para pensar no tempo que leva em seu trabalho, sua empresa ou em seus negócios. Pois bem, passamos a maior parte de nossas vidas dentro de uma organização.

Aí você me diz: “eu trabalho em casa", "sou autônomo", "sou empreendedor" ou "tenho um e-commerce”. Ainda assim está inserido no mundo empresarial, onde tudo deve ocorrer em sintonia e cada etapa em seus respectivos lugares. Olhando por esse ângulo podemos observar o quanto uma orquestra musical tem tudo a ver com o mundo dos negócios.

Uma orquestra é composta por músicos, instrumentos (obviamente), um maestro e o spalla. Em síntese rápida, pois o objetivo aqui não é dissecar as informações de uma orquestra, os integrantes da orquestra estão muito bem alinhados aos objetivos proposto e sabem quando, onde, quem, como e por que devem executar a partitura (nome dado a escrita musical). Interagem com a expressão dada pelo regente (maestro) que em paralelo figura o líder dentro de uma organização. Toda e qualquer organização tem a necessidade de um líder. Desde um simples projeto na sala de aula até uma multinacional tem a imagem de um líder para inspirar os liderados.

Os integrantes de uma orquestra estão amplamente interconectados em suas tarefas. Apesar de tocarem cada qual seus instrumentos, a música só ocorre em sua totalidade quando todos os instrumentos executam devidamente seus tempos dentro do compasso musical, não anulando o som do outro. Todos trabalham em sinergia pelo produto final, a execução perfeita da partitura. Em uma organização não é diferente, todos devem estar alinhados com os mesmos objetivos para que assim possa haver uma integração perfeita entre colaboradores e líderes, de modo que a totalidade das metas propostas por você ou para você sejam alcançadas.

Os músicos tocam seus instrumentos com a alma. É como se eles pudessem apalpar a música ou conseguissem senti-la nas veias: o instrumento é parte de seu corpo. Em uma organização não é diferente, pois há o propósito de entregar o melhor de nossas funcionalidades. É importante pontuar que organização aqui abordada se trata de todos e quaisquer tipos de empenho de trabalho, não necessariamente a organização física e tradicional.

É bem evidente que se você detesta música clássica, não gosta de instrumentos clássicos, não sabe ler partitura e muito menos tocar algum instrumento, não vai ingressar em uma orquestra, pois os seus objetivos não estão alinhados com a mesma. Assim, na organização, seja você um líder, colaborador, ou empreendedor, se seus objetivos não estão alinhados com a organização, não terá a mesma funcionalidade sinérgica. Não escolha apenas pela boa remuneração se seus objetivos não estão alinhados com a organização. Não fará sentido ir para a luta todos os dias de manhã.

Desse modo, quando uma orquestra se apresenta, ela tira o fôlego de vários aspirantes de música orquestrada, por conta da perfeita interação de instrumentos diferentes, executando a mesma melodia em tempos e passagens distintas e quando unidos em um só som resultam em harmonia que dá sentido ao todo com sentimento de simplicidade e esplêndida execução. De fato, se nossos objetivos estão alinhados com o propósito da organização, não é considerado apenas um trabalho desgastante, uma vez que se ama o que faz.

Google

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.