Os 3 P’s da Produtividade

Google

Produtividade, uma palavra que está cada vez mais na moda mas é pouco compreendida em sua essência. Infelizmente a maioria das pessoas entende produtividade como quantidade de coisas que fazem. Por exemplo, a pessoa realiza um quantitativo alto de tarefas todos os dias e por isso se acha alguém produtivo, mas será que é mesmo?

Segundo o dicionário, produtividade é a capacidade que se tem de produzir, o que não necessariamente tem a ver com o quantitativo de tempo gasto com algo ou com a quantidade de atividades realizadas. Muitos pensam que se não tiver um dia cheio ele não foi produtivo. Ser produtivo é conseguir realizar atividades que de fato vão gerar algo, atuando com qualidade e alto desempenho, sabendo exatamente qual o resultado desejado para aquela atividade e qual a melhor forma de alcançá-lo.

Para ficarmos atentos se estamos sendo produtivos ou não, é necessário termos em mente os 3 P’s que norteiam a produtividade.

Propósito

É como aquela frase bem clichê: “quem não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve”. Se não for claro o porquê estamos realizando tal atividade, a chance de nos distrairmos e perdermos o foco é muito grande. Pior que isso, podemos pensar que estamos fazendo algo importante e gastarmos tempo com algo que pode ser pouquíssimo relevante para nossa vida. Lembre-se, só é produtivo se fizer sentido, fazer algo por fazer é jogar tempo fora.

Produto

Toda atividade tem que gerar algo, seja ter maior profundidade de conhecimento em uma determinada área de estudo ou emagrecendo ao correr na academia. Se você está gastando tempo com algo que não tem te gerado nenhum retorno positivo, você não está sendo produtivo.

Proatividade

Pare de esperar que alguém faça o que você pode fazer, ou deixar para amanhã o que era pra ter sido feito semana passada. Pessoas altamente produtivas conseguem vencer a preguiça, o desânimo e os problemas cotidianos para correrem atrás de seus objetivos, sem esperar que ninguém faça nada por elas. Por isso, antecipe-se dos acontecimentos, esteja consciente de suas práticas e objetivos e sempre gere resultados. Vivemos em busca do desenvolvimento mas nem sempre estamos dispostos a pagar o preço.

Google

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.