Programa Jovens Embaixadores 2018 – Inscrições até 09 de agosto

0 177

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, em parceria com organizações públicas e privadas.  Entre os principais colaboradores desse programa estão: o Conselho Nacional de Secretários de Educação – CONSED, a ampla rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos – BNCs, além de empresas que demonstram um claro comprometimento com a responsabilidade social corporativa (FedExMSDMicrosoftIBMBanco Bradesco e Boeing). Criado em 2002, o programa tem como objetivo recrutar jovens brasileiros que são exemplos de liderança, atitude positiva, trabalho voluntário, excelência acadêmica e conhecimento da língua inglesa  em suas comunidades. Essa iniciativa além de fortalecer o ensino público por meio desses jovens, transformando-os em modelos para as suas comunidades. O programa é bastante concorrido e recebe candidaturas de todo o Brasil. Os selecionados viajam em janeiro/2018 para um programa de três semanas nos Estados Unidos. Durante a primeira semana, conhecem a capital daquele país e seus principais monumentos, participam de reuniões com organizações do setor público e privado, visitam escolas e projetos sociais e participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo jovem. Após a semana em Washington, os participantes são divididos em grupos menores e viajam para diferentes estados dos EUA, onde são recebidos por famílias-anfitriãs, frequentam aulas em escolas locais e interagem com estudantes americanos da mesma idade, participam de atividades de responsabilidade social e cultural nas comunidades e fazem apresentações sobre o Brasil. A experiência de ser um Jovem Embaixador oferece a esses excepcionais estudantes, a oportunidade de expandir os seus horizontes e ao mesmo tempo, fortalecer os laços de amizade, respeito e colaboração entre o Brasil e os Estados Unidos. Quem pode participar? Pré-requisitos
  • Ter nacionalidade brasileira;
  • Ter entre 15 e 18 anos (candidatos deverão ter ao menos 15 anos em 09/01/2018 e não poderão ter mais de 18 até 04/02/2018);
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior (caso o candidato já tenha participado de outro intercâmbio, esse não pode ter excedido 20 dias);
  • Nunca ter viajado para os Estados Unidos;
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês;
  • Ser aluno do ensino médio da rede pública e de baixa renda;
  • Ter excelente desempenho escolar;
  • Ter perfil de liderança e iniciativa;
  • Ser comunicativo;
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade;
  • Estar atualmente engajado em atividades de responsabilidade social/voluntariado, ALÉM DE comprovar já ter realizado ao menos 12 meses – contínuos ou não – de voluntariado.

 Como se inscrever?

  • Via Facebook do programa: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores, acessar o link de inscrição no Programa Jovens Embaixadores para preencher o pré-cadastro;
  • Se aprovado no pré-cadastro, preencher o formulário de inscrição, anexar a documentação solicitada e selecionar a instituição parceira mais próxima de sua residência e para onde a sua inscrição será encaminhada.
Etapas do programa ETAPA 1 – do lançamento do programa até 09 de agosto de 2017:
  • Via Facebook: https://www.facebook.com/JovensEmbaixadores, os interessados preenchem um pré-cadastro e recebem imediatamente uma resposta automática dizendo se se enquadram nos pré-requisitos básicos do programa e se foram ou não aprovados para a ETAPA 2:
  • Aprovado para a ETAPA 2:  O candidato recebe uma mensagem automática com instruções para seguir adiante no processo seletivo e um link para acessar o seu formulário de inscrição.
  • Não aprovado para a ETAPA 2:  Uma resposta automática informa que o candidato não preenche todos os pré-requisitos necessários para a participação no programa e não poderá continuar no processo seletivo.
ETAPA 2 – até o dia 23 de agosto de 2017: O candidato deverá:
  • Concluir o preenchimento do formulário de inscrição online;
  • Selecionar a instituição parceira mais perto de sua casa e no mesmo estado onde reside, para onde toda a sua documentação será enviada via internet. Caso o candidato não resida no mesmo estado onde estuda, é possível selecionar uma instituição parceira;
  • Carregar a foto e TODOS os documentos comprobatórios dos pré-requisitos;
  • Clicar em “formulário concluído”.
IMPORTANTE:  O candidato poderá fazer esse processo em várias etapas, salvando os seus dados sempre que incluir um documento ou uma nova informação.  Entretanto, isso só poderá ser feito até o prazo-limite da Etapa 2 – 23 de agosto.  Depois dessa data os candidatos não terão mais acesso ao link para o formulário online. Ao enviar o formulário de inscrição, o candidato receberá uma mensagem dizendo que o seu processo foi concluído com sucesso e que o seu material encontra-se no banco de dados do programa para revisão por parte da instituição parceira selecionada. ETAPA 3 – até 06 de setembro de 2017: As instituições parceiras acessam o banco de dados do programa e revisam o material dos seus candidatos. ATENÇÃO:  Depois que o candidato concluir o processo de inscrição e enviar o seu material para o banco de dados do programa, somente a instituição parceira poderá fazer qualquer alteração em seu cadastro e/ou substituir um ou mais anexos, caso necessário. Ao final desse processo de revisão do material enviado, a instituição parceira deverá indicar se o candidato foi:
  • Aprovado para a ETAPA 4 (exame escrito): O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele foi aprovado para a prova escrita, que ocorrerá no dia 15 de setembro, das 14:00 às 17:00, horário de Brasília. O local exato do exame será informado pela instituição parceira escolhida pelo candidato.
  • Não aprovado para a ETAPA 4: O candidato receberá uma mensagem automática dizendo que ele não foi aprovado por não atender algum dos pré-requisito(s).
IMPORTANTE:  Caso o candidato tenha sido aprovado para a Etapa 4, mas não  tenha sido contatado pela instituição parceira (por e-mail ou telefone) até o dia 11 de setembro, ele deverá procurar a instituição para confirmar o local de realização da(s) prova(s). ETAPA 4 (EXAME ESCRITO) – 15 de setembro (das 14:00 às 17:00, horário de Brasília): Instituições parceiras em todo o Brasil aplicam o exame escrito na mesma data e horário (14:00-17:00, horário de Brasília). ETAPA 5 – até o dia 30 de setembro de 2017: Instituições parceiras aplicam o exame oral, visitam a casa dos candidatos com os melhores resultados nas etapas anteriores e selecionam os estudantes que participarão da competição nacional. Após a seleção, a instituição parceira deverá indicar se o candidato continua ou não no processo seletivo:
  • Finalista:  O candidato receberá uma mensagem automática informando que ele é um dos finalistas e que participará da competição nacional por uma das vagas do Programa Jovens Embaixadores.
  • Não aprovado na ETAPA 5:  O candidato receberá uma mensagem automática com uma breve explicação do(s) motivo(s) pelo(s) qual(is) não foi aprovado nesta etapa.
ETAPA 6 – até 21 de outubro de 2017: Comitê de seleção da Embaixada/Consulados reúne-se para fazer a revisão do material dos semi-finalistas e selecionar os novos Jovens Embaixadores. ETAPA 7 – até 31 de outubro de 2017: Embaixada anuncia a lista dos selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2018. ETAPA 8 – outubro/novembro de 2017: Jovens Embaixadores providenciam a emissão do passaporte e demais documentos necessários para a viagem aos Estados Unidos em janeiro de 2018, conforme orientações da Embaixada dos EUA. ETAPA 9 – dezembro/2017: Embaixada + Consulados + instituições parceiras ajudam os Jovens Embaixadores na preparação para a viagem aos Estados Unidos. ETAPA 10 – 09 a 12 de janeiro de 2018: Entrevista de visto e orientação pré-partida em Brasília. ETAPA 11 – 12 de janeiro de 2018: Embarque para os Estados Unidos. ETAPA 12 –  13 de janeiro a 3 de fevereiro de 2018: Programação em Washington, D.C. e estados-anfitriões. ETAPA 13 – 4 de fevereiro de 2018: Retorno dos Jovens Embaixadores para o Brasil. Não perca essa oportunidade!!!  

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.