Qual Profissão Devo Seguir?

0 453

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Você provavelmente já se perguntou qual profissão seguir ou qual profissão escolher. E sem sombra de dúvidas deve ter sido bombardeado por diversas pessoas com a mesma pergunta. Isso não acontece só com você. Diversas pessoas, adolescentes e jovens passam pela mesma situação.

Essa é uma situação que causa certa ansiedade e angústia. Não nos deixa olhar para o futuro, aliás, olhar para o futuro é como tentar se ver num espelho totalmente embaçado. Hoje em dia, com a tecnologia, cada ano surge profissões novas, cursos novos e uma tempestade de questionamento vêm sobre a cabeça de cada pessoa.

Se não bastasse certa pressão por parte dos pais, há também a pressão da sociedade em que impõe que o jovem recém-formado do ensino médio precisa ao completar 18 anos estar matriculado em alguma faculdade, de preferência pública, que demonstra “inteligência maior” que os outros que optam por faculdades particulares.

Não quero entrar no mérito em quais faculdades tem a maior nota do MEC, nem o curso que deseja escolher. Mas ao longo da minha carreira descobri algumas coisas que me colocaram diante daquilo que nasci pra fazer, fazer bem, e ser bem sucedido nisso.

Muito provável que você já deve ter feito testes vocacionais, e os que tiveram oportunidade já se consultaram até com profissionais da área de psicologia. Ainda não se identificou fazendo nada? No meu livro Manual do Jovem de Sucesso eu falo mais profundamente da minha história, mas basicamente para você entender conto um pouquinho dela.

Nasci no interior de São Paulo, numa cidade de 120 mil habitantes chamada Atibaia (cerca de 30 minutos da capital). Aos 18 anos decidi morar em Campinas, para fazer faculdade de Música, onde obtive minha primeira graduação. Foram anos de grande adaptação já que eu sabia apenas preparar miojo (diga-se de passagem me tornei especialista na arte de preparar miojos, todos os tipos possíveis rs), morar sozinho foi uma experiência de pura aventura, e tudo que vivi, os amigos que fiz, carrego até hoje.

A principio, nos primeiros anos de formação não trabalhei na área de Música, trabalhei com tecnologia e áreas administrativas. Isso mesmo! Estudava e trabalhava! É possível fazer isso? Sim, claro, mas não posso afirmar que  recomendo. Se tiver a oportunidade de só estudar, foque nisso. Fazer uma coisa de cada vez, a menos que tenha uma excelente organização e planejamento de horário é o melhor a se fazer.

Após me formar na área, fui trabalhar em projetos sociais, escolas, e cai de cabeça na área de música. Todas as possíveis. Desde tocar em eventos, aulas e até produções musicais (atingindo números expressivos como meio milhão de visualizações no Youtube.

Aparentemente tudo estava correndo bem. Tudo que eu havia planejado com os meus 18 anos, estava se realizando. Tudo que tinha traçado como propósito aconteceu, porém por mais que a música tenha um campo de atuação enorme, por mais que eu estivesse fazendo aquilo que amava, me senti incompleto. Como se faltasse algo a mais.

Sempre amei me comunicar,  e me peguei sendo abordado por muitos e muitos jovens para serem aconselhados, orientados por mim. Os temas mais diversos possíveis. Então, uma lâmpada em minha cabeça ascendeu!

Era isso que me faltava! Ter a possibilidade de me comunicar e através da comunicação direcionar jovens para seus futuros, abrir os caminhos para eles, inspirá-los! UAU! E hoje tudo que você vê aqui é fruto disso. Passei a escrever livros, dar mentorias e até palestras! A música se tornou pequena para aquilo que eu defini como propósito!

Escolher uma profissão, o que irá fazer para os próximos anos é resultado de algo extremamente necessário. Para saber qual profissão escolher e qual carreira seguir, você precisa cumprir alguns pré-requisitos, ou melhor, algumas tarefas básicas:

  • Autoconhecimento

Você se conhece? Sabe do que gosta e o que não gosta? É apaixonado por alguma coisa?(no meu caso por exemplo, minha paixão sempre foi me comunicar). Você se vê atuando na área que é apaixonado?

  • Missão

Você já definiu seu propósito de vida? Quem quer tocar neste mundo, quem quer alcançar. Você nasceu para algo muito maior que ganhar dinheiro e realizar sonhos pessoais, e precisa estabelecer isso.

  • Visão

Definir sua perspectiva de mundo, as ferramentas que irá desenvolver é essencial para alcançar sua missão de vida. Invista tempo nisso.

  • Valores

Todos nós carregamos valores e princípios. Portanto, é necessário definir aquilo que irá carregar pro resto da vida, aquilo que você jamais irá abrir mão. Com certeza, seus pais ou aqueles que te criaram te ensinaram princípios que você carrega até hoje. Você já criou e já estabeleceu os seus?

O primeiro elemento autoconhecimento é fundamental na vida de toda pessoa. As pessoas erram, mudam, trocam, na maioria das vezes porque não se conhecem a ponto de tomar as decisões corretas. Não estou falando de perfeição. Estou falando de que um principio para evitar os erros na escolha de profissão é definir a maior prioridade da sua vida: você mesmo!

Invista tempo se conhecendo, explorando aquilo que te dá prazer, conhecendo possíveis profissões que você se interessa, que se enxerga fazendo. Garanto 100% que se você investir em autoconhecimento, terá resultados expressivos em relação a escolha da sua profissão, na busca pela felicidade e na obtenção do sucesso.

Quer uma ideia? Quando defini minha missão, visão e valores, escrevi num quadro e coloquei na parede do meu quarto e até hoje está lá. Todos os dias sou lembrado da minha missão, visão e valores que carregarei pro resto da minha vida. Que tal fazer o seu quadro?

Lembre-se que em um artigo como este você não irá encontrar todas as respostas, mas o princípio para acertar na escolha da sua profissão. Este artigo foi útil? Curta e compartilhe! Tem dúvidas? Deixe nos comentários abaixo.

Sucesso!

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.