Quem São E O Que Fazem Os Empreendedores Sociais?

0 87

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Os empreendedores sociais são agentes de mudança focados em identificar e resolver problemas sociais. Segundo (ASHOKA, 2016), um grupo de características que englobam um verdadeiro agente de mudança são:

  • Uma nova ideia que resolva a necessidade social;
  • Uma capacidade criativa que permita gerar uma visão atraente e criar soluções novas aos problemas;
  • Capacidade e qualidade empreendedora para levar a solução a um nível mais alto e buscar soluções aos desafios que podem aparecer no caminho;
  • Impacto social da ideia que possa ser comprovado e que se concentre no benefício das pessoas mais afetados;
  • Fibra ética que seja refletida em um comportamento honesto e que os demais possam depositar nele ou nela toda a confiança.

Para ser classificado como um empreendedor social, é necessário efetivamente, realizar uma mudança social positiva. Logo, os empreendedores sociais que têm uma visão clara da mudança social que querem conseguir, já provocaram algumas mudanças e, ao mesmo tempo, têm as ferramentas para realizá-las. E apresentam os seguintes elementos:

Propósito social: é a razão/ motivo do que se faz e existe, é o PORQUÊ.

Mentalidade de mudança: os empreendedores sociais veem outra realidade e é por isso, algo incomoda e isso faz ele tentar mudar. Consegue enxergar por visão ou imaginação ou porque alcançou a empatia e além disso, se padece com a dor dos outros, conseguindo ativar a capacidade de imaginação e criação pela qual modificam a realidade atualmente tem em mente.

Ferramentas de mudança: são capazes de desenvolver, ter, adquirir, encontrar um veículo de mudança social e ecológicos efetivos.

Ecossistema: sabem e reconhecem o ecossistema sobre a qual estão parados, conhecem como funcionam as regras que o governam e as janelas de oportunidade de mudança.

Mudança: gera mudança nas questões culturais nas regras de comportamento, na organização social e nos valores do sistema.

Relações e/outros agentes de mudança: a articulação entre empreendedores sociais gera novos artefatos de mudança social. Ou seja, uma rede de pessoas com imaginários de um mundo distinto, quando se encontrar, começam a vincular suas ideias e criam novos imaginários e com isso, novas realidades.

E você quer mudar o mundo? Transformar a realidade da sua comunidade? Solucionar problemas e causar um impacto positivo? Segue um TEDx Talks para te inspirar Empreendedorismo Social: O que é isso?

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.