Quem São Suas Referências? E o Que Você Pode Aprender Com Elas?

3 2.921

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Algo muito comum que desejamos ao logo da nossa vida, é ser "igual" a alguma pessoa que tem uma vida de sucesso ou pelo menos ter uma vida semelhante a dela. Todos nós temos nossas referências. Para alguns, pode ser um cantor, apresentador de tv ou ator favorito; para outros, um grande empreendedor, um palestrante ou CEO de uma grande organização.

Baseado no livro “Poder e alta performance” do autor Paulo Vieira e, independentemente de quem sejam as suas referências, tenho o objetivo aqui de compartilhar algumas técnicas de modelagem para que você possa ser um sucesso como elas são. SIM, isso é possível!

O que será tratado nesse post está diretamente ligado a matriz ativa de formação de crenças, ou seja, as programações mentais aprendidas ao longo da vida com base no que vimos, ouvimos e sentimos sob forte impacto emocional, através das quais enxergamos a nós mesmos, os outros e o mundo. Essa matriz é uma ferramenta incrível de transformação humana. Com ela, você compreenderá como promover mudanças rápidas e substanciosas em sua vida, alterando desde simples comportamentos, até crenças mais relevantes responsáveis por suas conquistas e seus resultados.

3 Técnicas infalíveis para aprender com as suas referências de pessoas de sucesso
 

1) Entenda o modo de pensar e os valores morais das suas referências

Talvez seja um pouco complicado compreender, como uma pessoa pode reproduzir o sucesso de outra olhando apenas para os resultados ou pontos isolados dos comportamentos e hábitos dela, porém, ao mapear os pensamentos, comportamentos e crenças ligados a determinados resultados que almejamos, podemos desmistificar o sucesso, reproduzi-lo e conquistar resultados semelhantes.

Infelizmente, muitas pessoas optam por se espelhar em pessoas sem bons resultados, entretanto, quando tomarmos a decisão de modelar alguém, precisamos ter bem claro o que queremos para a nossa vida, até onde queremos chegar e o que de fato queremos ser. Outro ponto importante que você deve entender, é que não é necessário modelar alguém por inteiro, você pode escolher uma determinada área de sucesso daquela pessoa, basta verificar se os valores e os princípios morais que ela usa naquela área são coerentes com o seu.

2) Compreenda as estratégias das pessoas que você tem como referência

Ao nos relacionarmos com qualquer pessoa, aprendemos com ela e ela conosco. Ou seja, inconscientemente estamos modelando-a e sendo modelados. Por isso, preste atenção com quem você se relaciona, pois sempre existirá troca de modelagem. Mas vamos usar isso ao nosso favor: você não precisa se relacionar diretamente com essa pessoa, nem conhecê-la pessoalmente. A partir desse momento, usaremos as leis da programação Neurolinguística (PNL) e assim, acessaremos os mesmos recursos que essa pessoa e gerar resultados muito parecidos.

Como modelar alguém tão distante de mim?

Pense agora na pessoa que você tem como referência, alguém de muito sucesso, que você conheça pessoalmente ou não. Depois disso, pesquise sobre ela, comece a assistir vídeos sobre essa pessoa, observe nos mínimos detalhes como ela se comporta, a entonação da voz, gestos, postura, a forma que ela trata as pessoas a sua volta, o que gosta de ler e assistir. Digo isso obviamente, por experiência própria, uso bastante esse método e acredite, tem mudado quem eu sou de forma poderosa. Passei a ler reportagens, assistir a matérias e entrevistas sobre aqueles a quem admiro, isso me deixou e te deixará repleto de recursos, sentindo-se totalmente capaz de realizar grandes feitos.

3) Pratique na sua vida os hábitos da pessoa de sucesso

Para que você consiga modelar a postura e fisionomia de outras pessoas com maestria e excelência são necessários dois requisitos: o primeiro é ter a humildade para aprender, ter a capacidade de reconhecer que existe pessoas à sua frente em algum aspecto e que você tem muito a se desenvolver e aprender com elas. O segundo requisito é a flexibilidade de deixar suas experiências de lado para absorver as de outra pessoa e consequentemente, sentir, pensar e comunicar como ela.

Se seu objetivo é empreender, então busque uma referência, modele-o em tudo que for capaz, modele sua performance tal qual a dos campeões.

>>> Na prática

Faça um teste: liste agora três pessoas das quais você deseja ter a performance e desempenho igual a delas, conforme sua área de interesse (empreendedor, jornalista, escritor, cantor...etc). Ao lado do nome delas coloque as conquistas que elas tiveram e as que você também deseja ter, escolha agora um desses para “imitar” neste momento, postura, gesto, tons de voz, olhar, até a forma de vestir-se, se possível.

Adote fielmente essa nova fisiologia, saia de seu lugar e transite entre outras pessoas, mantenha essas características por pelo menos 15 minutos. Depois disso reflita como as pessoas o trataram, como você se sentiu e os resultados que obteve. Caso você não tenha percebido nada de diferente é porque não modelou com a intensidade nem a qualidade necessária para produzir os resultados esperados. Nesse caso, sugiro que você volte e repita o exercício com mais dedicação.

Essa metodologia está ao alcance de qualquer pessoa que se aventure a desvendar e desfrutar de todo seu potencial, pois, sempre existirá alguém que você possa modelar para alcançar grandes triunfos. A partir do momento que você entender isso, conhecendo os caminhos, pensamentos, crenças e métodos usados por essas pessoas, poderá obter grandes resultados, chegando muito perto ou até além dessas pessoas e tenha em mente que resultados não são acontecimentos, mas sim, uma trajetória.

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

3 Comentários
  1. Azenate Auta says

    Excelente artigo, gostei bastante do conteúdo tratado, muito enriquecedor para minha vida, assim como todos do IJS. PARABÉNS!!!

  2. Excelente artigo!!
    parabéns, conteúdo muito interessante!!

  3. Fernanda says

    Muito TOP esse post!!!
    Amei!!
    Parabéns

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.