Reflexão: Por Que Deixamos de Acreditar Em Nossos Sonhos Quando Crescemos?

0 630

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Lembra quando você era criança e sonhava em um dia crescer e ser adulto? Todos sempre te faziam a mesma pergunta: o que você quer ser quando crescer? Com a magia e a inocência que a primeira fase da vida nos traz, deixávamos nossas mentes viajarem e, principalmente, sonharem: "quero ser jogador de futebol", "quero ser piloto de fórmula 1", "quero ser modelo", "quero viajar pelo mundo", "quero ser presidente", "quero ser astronauta" ou, simplesmente, "quero ser grande que nem meus pais".

O fato é que a medida que vamos crescendo, e realizando aquilo que tanto esperávamos ansiosamente quando pequeninos - tornar-se grande -, descobrimos que é tudo muito mais complicado do que nossa mente de criança imaginava. Começamos a ouvir frases como: "quero ver seu boletim", "lave a louça", "leve o lixo para fora", "me ajuda a limpar a casa", "você não é mais criança, cresça!", e começamos a perceber que, na verdade, crescer não era aquele mar de rosas que tanto almejávamos navegar.

A adolescência chega e com ela os hormônios, as decepções, a ansiedade, o nervosismo, a vontade de ser independente, o desejo incessante de experimentar o novo, o amor, a raiva, o ódio e, sem mostrar cartão de visitas, as responsabilidades. Ensino médio, faculdade, autoconhecimento, excelência acadêmica, emprego, independência financeira e, o que todos os jovens têm hoje em dia: dúvidas e incertezas. "Será que sou bom o suficiente?", "Será que tenho capacidade de passar nesta faculdade?", "Será que essa menina (o) vai me querer?", "Quem sou eu? Onde quero chegar? O que me move?", "Será que Harvard é demais para mim?".

Não, eu não vou te dizer que você é capaz de conquistar e responder sabiamente à todas essas perguntas, muito menos passar a mão na sua cabeça. Só vou te fazer uma pergunta e quero que você reflita sobre: se quando criança, você acreditava que era possível se tornar um astronauta sem ter a mínima noção do que era preciso para chegar lá, por que hoje Harvard parece grande demais para você? Uma coisa eu te garanto, não foi você que encolheu...

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.