Saiba como se Preparar para um Intercâmbio

0 154

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Olá queridos leitores,

Inicio a segunda parte dos relatos sobre o meu intercâmbio e hoje meu foco é preparação, tanto emocional quanto em relação ao que levar para seu destino (deixo a parte da documentação para outro momento).

A partir do momento em que me tornei uma pré-intercambista (oficialmente) meus sentimentos oscilavam com bastante frequência. Em alguns momentos eu me sentia decidida e sem inseguranças, mas em outros o medo prevalecia.

Eu encontrei algumas soluções para minimizar os sentimentos ruins (que talvez possa te ajudar):

1) Procurei vídeos no YouTube, sendo a maioria “diários de intercâmbio” para saber mais sobre como minha futura experiência poderia ser.

2) Conversei com ex-intercambistas e aproveitei para sanar algumas dúvidas.

3) Conversei com as pessoas da minha agência.

4) Após descobrir a cidade em que eu iria morar, pesquisei sobre o local, clima e um pouco da cultura.

5) Busquei me manter ocupada para não enlouquecer (especialmente quando a data do meu embarque estava chegando).

6) Pensei em diversas possíveis situações que eu poderia vivenciar: me perder no aeroporto, perder a conexão, chegar nos EUA e minha família não estar lá para me buscar, morar com uma família insana, ir mal na escola, me machucar praticando algum esporte etc… E depois de pensar em todas essas situações ruins, que provavelmente eram exageradas, planejei como resolvê-las. Depois de meses, pensando todos os dias no que podia dar errado e sua respectiva solução, eu me sentia preparada para o que viesse.

7) Conversei com meus familiares buscando conforto e calma.

A lição que aprendi da minha preparação foi que planejamento é a chave de tudo. Se você tiver a situação sob controle, pelo menos na teoria, consequentemente seus sentimentos também estarão. Por isso, perder algumas horas de sono, se descabelar de medo, ter frio na barriga é totalmente normal no começo. Aproveite esse momento para aprender a se disciplinar emocionalmente. Fará grande diferença na sua caminhada.

Além da preparação emocional, a preparação das suas malas é de grande importância. Você provavelmente já ouviu a seguinte frase: não leve mais do que o necessário. E eu repito: “Não leve mais do que o necessário”!

Se o seu intercâmbio será de 6 meses a 1 ano, muito provavelmente você irá comprar roupas novas e outros objetos. Por isso eu te aconselho a levar roupas para aproximadamente 2 ou 3 semanas, pois de qualquer maneira você terá que lavá-las. Por outro lado, seja previnido(a). Leve consigo roupas para qualquer tipo de clima.

De acordo com a minha experiência pessoal, eu aconselho a não levar muitos produtos de higiene pessoal, primeiramente para não dificultar o processo com suas malas no aeroporto e também porque você poderá comprar produtos semelhantes no seu destino. Não há motivo para carregar tanto peso e ocupar a mala descenessariamente.

Outro ponto importante, após ter feito suas malas com apenas objetos que você tem certeza que terão uso, não se esqueça de levar presentes para sua host family (caso vá morar com uma família). A maioria dos americanos que conheci ficavam encantados com artesanatos e comidas brasileiras. Fica a dica pra vocês.

Bom, agora que você está preparado(a) emocionalmente e com as malas prontas, aproveite para curtir sua experiência de maneira intensa, afinal ela será única e exclusivamente sua!

Até a próxima 🙂

Get real time updates directly on you device, subscribe now.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.